sexta-feira
ENCONTRO DE PREFEITOS
Gestor do MT Regional destaca importância de consórcios no desenvolvimento regional em palestra
SÍLVIA DEVAUX
Redação/Secom-MT
Marcos Vergueiro/Secom-MT
Palestra "Consórcios Públicos: a importância para o Desenvolvimento Local, Regional, Estadual e Federal", do Sec.Extr.de Projetos Estratégicos, Renaldo Loffi
O desenvolvimento regional de Mato Grosso promovido pelos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental foi destaque na palestra do secretário extraordinário de Projetos Estratégicos e gestor do MT Regional, Renaldo Loffi, nesta manhã de terça-feira (1º de junho), no segundo dia do XXVII Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá (MT).
O secretário atentou aos prefeitos, secretários municipais e secretários executivos dos consórcios, que participam do encontro em Cuiabá, para a importância dos consórcios no desenvolvimento do Estado e orientou a aproveitarem dessa criação do Governo do Estado, para que os municípios passem a planejar esse desenvolvimento regional e também possa diminuir as desigualdades regionais.
Mato Grosso sai à frente e já é exemplo para todo o país no desenvolvimento desta modalidade, dos consórcios intermunicipais. Por meio deles, os prefeitos com o Governo do Estado, e outros parceiros, prosseguem com os trabalhos de logística e fazendo uso de todos os incentivos concedidos dentro do programa o que facilita ainda mais a vida dos produtores e fortalecem a agricultura familiar em todo o Estado.
Na apresentação, o gestor do MT Regional citou projetos possível e até necessários para tornar realidade o desenvolvimento regional como a criação de aterros sanitários. Segundo ele, a parceria facilita esse desenvolvimento, tanto na área na econômica como na ambiental, principalmente nos municípios menos desenvolvidos. Os consócios podem inclusive trabalhar também na descentralização das licenças ambientais.
Renaldo Loffi, lembrou do associativismo, dos bons exemplos de associação, a qual Mato Grosso precisa avançar ainda mais. A integração dos municípios, nos consórcios, deve ultrapassar a recuperação de estradas estaduais, e hoje municipais, a exemplo da Feira de Desenvolvimento que abre espaço a divulgação dos produtos dos 15 consórcios intermunicipais, conforme o secretário estaduais.
Quinze consórcios foram criados pelo Governo do Estado, há cerca de três anos, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e os 141 municípios mato-grossenses.
Postado por
Rádio: " O MUNDO PARA CRISTO "
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário