RIO VERDE -2010.
A realização da 1ª Olimpiada Indígena Intercultural de Esporte Haliti-Paresi, surgiu em função da valorização, revitalização e divulgação do aspecto sócio-cultural esportivo educacional do povo Haliti-Paresi, especificamente da Aldeia Rio Verde, situado no Municipio de Tangará da Serra, na região centro oeste do estado de mato Grosso. Atualmente o povo Haliti-Paresi tem uma área de 1.200,000 hectares, que corresponde a 53% da área do municipio de Tangará da Serra, na qual tem 55 aldeias distribuidas em diversos pontos do território, onde a Aldeia Rio Verde faz parte. Sendo no momento é uma das primeiras aldeia que tem escola, na qual oferece o ensino fundamental básico, através da Escola Municipal Indigena Zozoiterô e a única aldeia Paresi que oferece ensino básico médio, através da Escola Estadual Indígena de Educação Básica Malamalali, onde o corpo docente e administrativo são todos da respectiva etnia. A Escola Zozoiterô e Malamalali tem como principio básico de ensinar educação específica, diferenciada, e bilíngüe, ou seja, transmiti a importância de conhecer e valorizar as diversidades interculturais que compõe o nosso país. Uma dessas ações foi à realização da 1ª Olimpíada Indígena Intercultural de Esporte Haliti-Paresi, nos dias 15 e 16 de maio de 2010.
Tendo como idealizador e articulador o professor Especialista em Educação Escolar Indígena, senhor Rony Walter Azoinayce Paresi, juntamente com o apoio do vereador Genilson André Kezomae. Para organização e execução da 1ª Olimpíada Haliti-Paresi contou com uma equipe composta pelo corpo docente, discentes e demais membros das aldeias: Rio Verde, África, Kotitiko, Kamae e Kalanaza e uma equipe de apoio das secretarias: Esporte, Educação, Sinfra e Câmara Muncipal de Tangará da Serra.
A 1ª Olimpiada Indígena Intercultural de Esporte Haliti-Paresi, concretizou em virtude das parcerias firmadas com a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e respectivas secretarias: Esporte, Educação, Sinfra e a Câmara Muncipal de vereadores. O Ilustríssimo Deputado Estadual Wagner Ramos, esteve dando apoio total e presenciando a solenidade da abertura oficial da 1ª Olimpiada Haliti-Paresi. Nesta 1ª edição foram promovida seis modalidades esportivas diferentes: I- Jikonahati - cabeçabol, II - Tidimore, III - Temati - Corrida Livre, IV - Nolokakakwati - cabo de guerra, V - Jakati - arco e flecha, VI - Kitxiyatyati - Futebol. Na cultura esportiva Haliti-Paresi, as modalidades de Jakati e Jikonahati, somente homens praticam e as demais modalidades homens, mulheres e crianças participam.
Durante as competições, foram sendo classificados os campeões e que a seguir sabermos:
I - Jikonahati....1º lugar: aldeia Zatemaná, 2º lugar: aldeia Manene, 3º lugar: aldeia Buriti
II - Tidimore Masculino....1º lugar: aldeia Rio Verde, 2º lugar: aldeia Zatemaná, 3º lugar: aldeia Cabeceira do Buriti;
II - Tidimore Feminino.......1º lugar: aldeia cabeceira do Buriti, 2º lugar: aldeia Katyola Winã, 3º lugar: aldeia Rio Formso;
III - Temati Masculino..........1º lugar: aldeia II cachoeiras, 2º lugar: aldeia Kamae, 3º lugar: aldeia Rio Formoso;
III - Temati Feminino..............1º lugar: aldeia Buriti, 2º lugar: aldeia Kotitiko, 3º lugar: aldeia Buriti;
IV - Cabo de Guerra Masculino...........1º lugar: aldeia II cachoeiras, 2º lugar: aldeia Rio Formoso, 3º lugar: Sinfra;
IV - Cabo de Guerra Feminino..............1º lugar: aldeia Rio Verde, 2º lugar: Escola Indigena Formoso, 3º lugar: aldeia Kamae;
V - Jakati.........1º lugar: aldeia Buriti, 2º lugar: aldeia Manene, 3º lugar: aldeia Iyomoweke;
VI - Futebol Masculino.......1º lugar: Câmara Municipal, 2º lugar: aldeia Salto da Mulher, 3º lugar: aldeia Rio Formoso;
VI - Futebol Feminino............1º lugar: aldeia Rio Verde, 2º lugar: aldeia cabeceira do Buriti, 3º lugar: aldeia Kamae.
Nesta 1ª Olimpiadas fizeram presentes aproximadamente 800 pessoas indigenas e 200 pessoas não-indígenas e também estiveram presentes alguns membros das etnias Manoki-Irantxe, Nambikwara e Umutina.
Por, a 1ª Olimpiadas não visa somente o esporte, mas sim, por fazer a interação, de todo o arcabouço sócio-cultural e político, tendo como esteio principal a Educação e a Cultura: fez com que a comunidade Haliti-Paresi e seus parceiros intitucionais públicos e ONGs-indígenas, de reafirmarem a importância da comunidade desse projeto: que passou a ser um marco histórico para o povo Haliti-Paresi e para o municipio de Tangará da Serra, tanto que a proposta é de ampliar o projeto da Olimpiada Indígna Intercultural, ou seja, realizar a 1ª Olimpiada dos Povos Indígenas de Mato Grosso, na Aldeia Indígena Rio Verde.
'Sei que não dá pra mudar o começo, mas se a gente quiser, vai dá pra mudar o final'
Editores:
Geovani Kezokenaece
Administrativo Educacional Paresi - Escola Indígena Zozoiterô
e Assessor de Imprensa - Escola Indigena Zozoiterô e Malamalali.
Rony Walter Azoinayce Paresi
Professor e Coordenador Geral da
1ª Olimpiada Intercultural Indígena.
0 comentários:
Postar um comentário