LISÂNIA GHISI
Assessoria/Seder-MT
Lenine Martins/Secom-MT
Municípios da Baixada Cuiabana recebem veículos e computadores para fortalecimento da Agricultura Familiar
O Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregaram na manhã desta sexta-feira, (29.01), 14 automóveis, dois caminhões e 14 computadores portáteis aos municípios quem compõem o Território da Cidadania da Baixada Cuiabana e que participam do Projeto Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CCAF – MT), em Várzea Grande, MT. A entrega dos veículos e dos computadores servirá para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon “a entrega dos carros e notebooks aos 14 municípios da Baixada Cuiabana é o primeiro passo para a implantação da Central de Abastecimento e Comercialização da produção rural. A parceria entre o Governo Federal e Estadual vai contribuir para que Mato Grosso seja um dos maiores produtores de hortifrutigranjeiros. Nossa ação foi de apresentar à Associação de Supermercados de Mato Grosso, (ASMAT) a possibilidade de serem compradores de produtos hortifrutigranjeiros e foi demonstrado interesse, por essa razão estão em contato com os produtores. Os gestores das centrais municipais vão orientar e disciplinar a comercialização, distribuição e colocação de produtos e serviços de apoio às atividades no atacado e varejo no Estado”, pontuou Neldo.
Para o prefeito em exercício de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, (Tião da Zaeli), todos os investimentos que estão sendo feitos aos produtores serão exclusivamente para contribuir com as atividades no campo e na comercialização dos produtos. “A entrega dos carros e dos notebooks é um incentivo na organização dos agricultores da produção e comercialização, e assim ter maior rentabilidade”, disse.
De acordo com o prefeito Clóvis Martins, de Poconé, (100 km de Cuiabá), os veículos e computadores serão de grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar. No município existem 30 assentamentos, 72 comunidades rurais e dois distritos. Entre os produtos que se destacam nas lavouras poconeanas estão o tomate, abóbora, pepino, maxixe, quiabo, jiló, como também a produção de leite e carne. "Essa primeira etapa demonstra atenção permanente do Governo Federal, Estadual e Municipal ao disponibilizar carros e computadores que servirão para dar toda assistência aos agricultores”, pontuou o prefeito.
Aluísio da Silva, morador do Sítio Santa Terezinha, da Comunidade União, em Nossa Senhora do Livramento (a 32 km de Cuiabá), acompanhou a entrega e como produtor de abacaxi, mandioca, banana e frango, ele se diz ansioso para a inauguração da Central de Comercialização que será em março. “Essa Central é um sonho dos produtores. Nós esperamos que essa dificuldade na comercialização da produção se acabe e que possamos ter mais lucro com a venda dos nossos produtos”, disse.
Pedro Neto, secretário-executivo da Associação de Supermercados de Mato Grosso, (ASMAT), acredita que com a disponibilidade de produtos na Central, os supermercadistas terão todo o interesse em comercializá-los. “Com a variedade, a qualidade e o preço acessível, os supermercadistas não precisarão comprar os produtos de outros estados”, destacou.
0 comentários:
Postar um comentário