domingo
MT precisa de Maggi no Senado, declara Temer
O pré-candidato a vice na chapa encabeçada por Dilma Rousseff (PT) à presidência da República, o deputado federal Michel Temer (PMDB), defendeu o nome do ex-governador Blairo Maggi (PR) ao Senado da República durante visita a Cuiabá neste sábado (26). O presidente da Câmara dos Deputados destacou o prestígio e reconhecimento conquistados por Maggi junto ao governo Lula.
O vice de Dilma Rousseff lembrou que a relação estreita construída entre Maggi e o governo federal é estratégica a Mato Grosso e que por isso precisa ter continuidade. “Maggi tem nosso total respaldo. Imaginem então quando ele estiver lá, no Senado. Maggi é um nome que já marcou a história da política de Mato Grosso, tem projeção e prestígio nacional e tem nosso total apoio: meu, de Dilma e do presidente Lula”, declarou Temer.
Durante entrevista coletiva à imprensa, Temer também ressaltou como prioridade no arco de alianças a candidatura do governador Silval Barbosa (PMDB) à reeleição e da eleição de Carlos Abicalil (PT) ao Senado, juntamente com Blairo Maggi. O líder peemedebista ainda destacou a importância de Mato Grosso para o cenário político nacional.
“Mato Grosso é importantíssimo para nossa campanha nacional, assim como são de extrema importância para nossa aliança as eleições de Silval Barbosa, Blairo Maggi e Carlos Abicalil. Os três têm nosso total apoio. Nossa campanha terá um suporte eleitoral muito grande em Mato Grosso”, afirmou.
Ao se reunir com líderes políticos do PMDB, PR e PT em um restaurante da Capital, o pré-candidato a vice lamentou a ausência de Dilma a Cuiabá e deixou uma mensagem: a pré-candidata a presidenta virá a Mato Grosso no auge da campanha eleitoral. “A Dilma enviou seus cumprimentos a todos de Mato Grosso. Ela não veio neste momento devido a outros compromissos, mas garantiu que virá durante a campanha. No momento mais agudo, tenham certeza que ela estará presente”.
MT quer continuar avançando, destacam líderes partidários
Líderes do PR, PT e PMDB endossaram neste sábado, durante convenção realizada em Cuiabá, o desejo de uma grande parcela da população de que o trabalho conjunto das siglas continue a promover o desenvolvimento de Mato Grosso. Conforme as lideranças, essa resposta indica que tanto Mato Grosso quanto o Brasil estão no rumo certo e que o desejo da continuidade deve ser confirmado nas urnas em outubro próximo.
Juntos no pleito de 2010, os três partidos encampam em Mato Grosso a reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB) e as eleições da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à presidência da República e de Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT) como os dois novos senadores de Mato Grosso. Os partidos também defendem o chamado “chapão” para a eleição de deputados estaduais e federais.
“Estamos unidos, mais uma vez, em prol de Mato Grosso. Os avanços não podem parar. Mato Grosso e o Brasil precisam seguir em frente. Vamos todos, juntos, somados a outros parceiros e ao povo, trabalhar em prol do desenvolvimento com prosperidade a todos os nossos cidadãos”, declarou o pré-candidato ao Senado Blairo Maggi (PR). “Em time que dá certo não se mexe, já diz o ditado. O povo reconhece os avanços que já ocorreram. Estamos prontos para fazer ainda mais por Mato Grosso e para o Brasil”, reforça o presidente do PR em Mato Grosso, deputado federal Wellington Fagundes, pré-candidato à reeleição.
Para o presidente do PMDB em Mato Grosso, Carlos Bezerra, essa junção de forças políticas é importante para acelerar projetos e avançar mais. “Não podemos negar que em Mato Grosso ainda há entraves sociais, porém, muito já foi feito e se melhorou. Precisamos dessa continuidade para que esses avanços não parem. Estamos juntos nessa nova caminhada”.
O pré-candidato ao Senado Carlos Abicalil (PT) também reforçou a unidade entre os partidos em prol de um projeto maior – o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil. “Mais que uma aliança, esse é um grande pacto em prol de nosso Estado e do país. Queremos a eleição de Dilma à presidência, do Silval ao governo, de nossos candidatos ao Senado, a deputado, enfim, queremos que Mato Grosso e o Brasil continuem seguindo no rumo certo”.
Maggi é recebido com festa em convenção
O ex-governador Blairo Maggi (PR) foi ovacionado durante a chegada à tripla convenção dos partidos PR, PT e PMDB, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Maggi foi referendado por todos os partidos da aliança como futuro senador de Mato Grosso. A recepção calorosa ao candidato, incluindo uma massa de jovens, eleitores em geral e apoiadores políticos, se transformou numa verdadeira festa no início da tarde deste sábado.
Blairo reafirmou o desejo de continuar trabalhando por Mato Grosso. “Sempre fiz um governo para todos, para cada região de Mato Grosso e pensando em todos os cidadãos. Sempre trabalhei muito pelo desenvolvimento do Estado e me disponho a continuar fazendo isso, desta vez no Congresso Nacional”, declarou.
Líderes partidários reforçaram o respaldo integral à candidatura de Blairo Maggi. “Ele é do nosso grupo e é um nome muito forte. Vamos juntos nessa caminhada”, afirmou o presidente do PMDB em Mato Grosso, o deputado federal Carlos Bezerra. Para o deputado federal Homero Pereira, do PR, Maggi não apenas se elegerá ao Senado como marcará, mais uma vez, seu nome na história da política de Mato Grosso.
“Nunca nenhum outro ex-governador se elegeu ao Senado em Mato Grosso. Com Maggi isso será diferente. Mato Grosso precisava de um governador empreendedor e ele surgiu, trabalhando muito pela população. Agora chegou a vez dele chegar ao Congresso Nacional para defender os projetos do nosso Estado”, exaltou Pereira.
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Luiz Antonio Pagot, também compareceu à convenção e endossou o apoio à candidatura de Maggi. “Ele já fez muito por Mato Grosso e vai continuar fazendo. Ele não poupa esforços e trabalho quando o assunto é Mato Grosso e seu povo”, ressaltou.
Blairo pede reflexão sobre o passado de MT
O pré-candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) pediu durante a convenção tripla do PR, PT e PMDB, realizada neste sábado (26), que o público recordasse o passado de Mato Grosso ao avaliar os nomes lançados para as eleições deste ano. O palanque que oficializou a coligação contou com a presença de grandes líderes da política de Mato Grosso.
“Reflitam não só sobre o passado dos dois mandatos do governador Blairo Maggi e do presidente Lula. Vamos relembrar como era o Estado até o ano de 2002. O que era Mato Grosso antes das mudanças dos últimos oito anos?”, declarou o ex-governador no palanque a cerca de quatro mil pessoas presentes.
Blairo enfatizou a auto-estima que o povo mato-grossense ganhou nos últimos oito anos. “Já não se fala mais em divisão do Estado, que era um movimento forte quando assumi. Queriam dividir porque o interior estava abandonado. Hoje Mato Grosso é um só e todos nós temos orgulho de dizer que somos daqui”.
Ao frisar os avanços conquistados na última década, Blairo frisou o potencial do Estado para se tornar em um futuro próximo o mais próspero do país. “Se olharmos a nossa população, somos poucos. Temos uma produção muito grande. Aproveitando esses dois fatores, com a chegada da industrialização, temos tudo na mão para construir o melhor Estado da Federação brasileira. Hoje vivemos em um Mato Grosso que as pessoas podem confiar e sabem para onde estão caminhando”.
O governador Silval Barbosa (PMDB) endossou a necessidade de continuar a integração do Estado. “Conseguimos fazer com que cada cidadão se sinta parte do desenvolvimento que acontece aqui. Não há sequer uma cidade mato-grossense que não tenha evoluído nos últimos oito anos, que não tenha recebido uma grande obra do governo e que mudou as perspectivas de seus habitantes”.
Silval Barbosa oficializou na convenção o já anunciado apoio à candidatura de Blairo Maggi ao Senado Federal e afirmou que seu projeto de governo também será focado no cidadão. “Avançamos muito e queremos fazer mais. Movidos por interesses velados, muitos querem difundir que o governo foi para meia dúzia. Quase cem mil famílias tiveram acesso a habitação, outras 100 mil tiveram acesso a energia elétrica, quatro mil quilômetros de estradas - que permitiram que crianças fossem à escola -, mais de 25 mil casamentos comunitários foram realizados. Não tem como dizer que isso é meia dúzia”, declarou.
Convenção - PR, PT e PMDB defendem ampliação de aliança
Líderes do PR, PMDB e PT no Estado reafirmaram neste sábado (26) a intenção de que o empresário Mauro Mendes e partidos ligados ao Movimento Mato Grosso Muito Mais se unam ao arco de alianças para as Eleições 2010. O posicionamento foi endossado pelas lideranças partidárias em entrevista coletiva à imprensa, durante a tripla convenção das siglas, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
No início da manhã, dirigentes do PMDB, PR, PT debateram junto a lideranças do PSB, PDT, PPS e PV uma possível aliança entre todas as legendas. O posto de vice no projeto de reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB) e vagas de suplente nas candidaturas ao Senado de Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT) foram discutidos durante o encontro. A expectativa é a de que uma resposta oficial ao convite seja dada ainda no final da tarde deste sábado.
O governador Silval Barbosa reforçou o desejo de que os quatro partidos, assim como o PP – que já decretou o respaldo às candidaturas majoritárias -, também se somem ao projeto que visa trazer ainda mais avanços para Mato Grosso. “Não temos nada definido ainda, mas estamos abertos ao diálogo. Sempre fui franco com a imprensa e reafirmo: o debate sobre a vice será suprapartidário, sem conversas isoladas. Não tenho nenhuma diferença com o Mauro Mendes ou com qualquer partido”, declarou Silval.
O candidato ao Senado e ex-governador de Mato Grosso Blairo Maggi endossou a intenção de que uma grande aliança em prol do desenvolvimento do Estado marque o pleito eleitoral deste ano. “Sentamos à mesma mesa e não escondemos isso de ninguém. A reunião foi feita com todo o grupo. Agora, aguardamos uma posição”, declarou Maggi.
Ao ser indagado por jornalistas se aceitaria Mauro Mendes como seu suplente na chapa ao Senado, Maggi não só respaldou como elogiou o empresário. “Ele seria muito bem-vindo. Aliás, fiz esse convite a ele há muito tempo”. Porém, o candidato ao Senado lembrou que as vagas tanto à suplência quanto à vice-governadoria do Estado ainda estão abertas ao diálogo, inclusive com outras legendas. “Não temos isso definido. Isso estará aberto à posição desses companheiros”.
No início da manhã, dirigentes do PMDB, PR, PT debateram junto a lideranças do PSB, PDT, PPS e PV uma possível aliança entre todas as legendas. O posto de vice no projeto de reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB) e vagas de suplente nas candidaturas ao Senado de Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT) foram discutidos durante o encontro. A expectativa é a de que uma resposta oficial ao convite seja dada ainda no final da tarde deste sábado.
O governador Silval Barbosa reforçou o desejo de que os quatro partidos, assim como o PP – que já decretou o respaldo às candidaturas majoritárias -, também se somem ao projeto que visa trazer ainda mais avanços para Mato Grosso. “Não temos nada definido ainda, mas estamos abertos ao diálogo. Sempre fui franco com a imprensa e reafirmo: o debate sobre a vice será suprapartidário, sem conversas isoladas. Não tenho nenhuma diferença com o Mauro Mendes ou com qualquer partido”, declarou Silval.
O candidato ao Senado e ex-governador de Mato Grosso Blairo Maggi endossou a intenção de que uma grande aliança em prol do desenvolvimento do Estado marque o pleito eleitoral deste ano. “Sentamos à mesma mesa e não escondemos isso de ninguém. A reunião foi feita com todo o grupo. Agora, aguardamos uma posição”, declarou Maggi.
Ao ser indagado por jornalistas se aceitaria Mauro Mendes como seu suplente na chapa ao Senado, Maggi não só respaldou como elogiou o empresário. “Ele seria muito bem-vindo. Aliás, fiz esse convite a ele há muito tempo”. Porém, o candidato ao Senado lembrou que as vagas tanto à suplência quanto à vice-governadoria do Estado ainda estão abertas ao diálogo, inclusive com outras legendas. “Não temos isso definido. Isso estará aberto à posição desses companheiros”.
sábado
Vanda Aparecida do Amaral Aranega:
Vanda Aparecida do Amaral Aranega:
Uma mulher de fibra que faz da
política um instrumento de
evolução social e não nega suas
raízes como uma pessoa que
respeita a natureza e o campo
Moisés Bispo dos Santos
Uma mulher de fibra, dinâmica, que possui uma visão futurista e acima de tudo é sensível aos problemas sociais de Santo Afonso. Através de uma atuação exemplar na Câmara Municipal de Santo Afonso, Vanda Aparecida do Amaral Aranega, pode-se dizer, sem sombra de dúvidas, que é o modelo de mulher independente, que faz da função pública, uma lição de vida para a classe feminina. Única mulher no Parlamento de Santo Afonso, Vanda está sempre presente nas mais varadas frentes de trabalho, com destaque a sua luta em prol dos mais necessitados, principalmente entre os jovens e as pessoas da Melhor Idade. “A política é apaixonante e difícil ao mesmo tempo, pois nem sempre somos compreendidos. As pessoas querem resultados imediatos e nem sempre isso é possível. Na medida do possível, tentamos devolver, através de um trabalho dinâmico, imparcial e voltados para os reais interesses da população, a confiança que nos foi depositada. Mesmo com todas as dificuldades que o cargo nos impõe, estamos conseguindo cumprir com nossas obrigações políticas. A presença da uma mulher na Câmara Municipal de Santo Afonso, é uma conquista altamente significativa para a classe feminina do municipio e da região, pois isso demonstra os avanços que conseguimos. A política é um instrumento de evolução em todos os sentidos e direções e devemos utilizá-la com sabedoria e despreendimento, para que possamos implementar políticas públicas que oportunizem a população uma melhor qualidade de vida para todos”, frisou a vereadora,Vanda Aparecida do Amaral Aranega. Além de ser uma pessoa pública altamente respeitada, Vanda é uma exemplar mãe, esposa e principalmente uma pessoa voltada para as coisas do campo e a natureza. Quando não está envolvida em questões políticas-administrativas, ocupa o seu tempo através de um trabalho árduo, porém prazeroso em sua propriedade rural. “tenho apego as coisas do campo, a natureza, as plantações, aos animais. Sinto-me realizada trabalhando com a terra. Não tenho receio de pegar no batente. Trabalho com satisfação, dirijo trator, alimento o gado, aplico vacina nos animais, pego na enxada, faço qualquer tipo de trabalho braçal. Acho que não é demérito nenhum para a mulher esse tipo de atitude. Muito pelo contrário, demonstra que nós também somos fortes e podemos realizar qualquer tipo de trabalho. Sou amante da natureza. Luto pela preservação ambiental em todos os sentidos. Adoro respirar o ar puro pela manhã. Gosto do contato com os animais. Sou uma pessoa simples, sou da terra e não nego minhas raízes”, frisou. Indagada a respeito do atual momento político e das necessidades da população em relação as políticas públicas de interesse coletivo.
“Precisamos avançar cada vez mais. Por mais que trabalhamos em prol da população, ainda há muito o que fazer. Mas estamos no caminho certo e Santo Afonso tem a conquistar em termos sociais. Temos uma Câmara de Vereadores atuante que trabalha com os olhos voltados para a comunidade. Somos parceiros do desenvolvimento e estamos firmes na luta para transformar Santo Afonso”, frisou Vanda.
A vereadora Vanda Aparecida, se faz presente na vida religiosa do municipio de Santo Afonso, através de sua preença marcante junto a comunidade católica, participando ativamente das atividades dos trabalhos realizados na zona urbana e nas áreas rurais. Segundo Vanda, é de suma importância a crença religiosa na vida de uma familia. "Creio que a fé em Deus é a base de tudo. A familia se fortalce, as pessoas se fortalecem e a crença num ser superior nos abre caminhos e portas. A comunidad católica em santo Afonso é ativa, participativa e isso tem contribuido para a cultura de paz em Santo Afonso. Sou parceira da comunidade católica, estou em constante contato com a comunidade e procuro contribuir no que for possivel", frisou Vanda.
Deputado Homero trabalha para melhorar no sistema de abastecimento de Água de Tangará
A população de Tangará da Serra pode ficar mais tranqüila em relação ao fornecimento de água. Isso graças ao trabalho insistente e persuasivo que o deputado federal Homero Pereira (PR) desenvolveu junto a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para conseguir R$ 100 mil que irão melhorar o sistema de abastecimento de água. O recurso já foi empenhado.
“Não há nada mais prejudicial e desumano para as pessoas que a falta de água para as atividades mais básicas como tomar banho ou cozinhar. Acho que o recurso deveria ser maior, mas o trabalho continua para melhorar o sistema de abastecimento de Tangará da Serra”, frisou o parlamentar.
Patrulha mecanizada – Conhecido pela forte atuação na defesa da agricultura familiar e empresarial, também pela alteração do Código Florestal e avanços na logística e infraestrutura. O deputado, contudo, está preocupado também com a melhor qualidade de vida na cidade. Tanto que destinou R$ 150 mil de recursos extras provenientes do Ministério da Agricultura para aquisição de uma patrulha mecanizada. O equipamento ajudará na manutenção de estradas da cidade.
“Sei que a demanda é grande, estamos fazendo esforço para atender a população de forma direta. Além da ação diária na luta travada no Congresso para proteger nossa agricultura e, em conseqüência, o bolso de todo trabalhador que está direta ou indiretamente vinculado a ela”, disse Homero Pereira.
HOMERO PEREIRA - PR/MT
Homero Alves Pereira
Nascimento: 25/5/1955
Naturalidade: Adamantina, SP
Profissões: Produtor Rural e Técnico em Agropecuária
Filiação: Américo Alves Pereira e Izabel da Costa Pereira
Gabinete: 960, Anexo 4, Telefone: 3215-5960, Fax: 3215-2960
Mandatos (na Câmara dos Deputados):
Deputado Federal, 2007-2011, MT, PPS. Dt. Posse: 01/02/2007.
Filiações Partidárias:
PDC, 1990-1994; PPB, 1994-; PPS, 2001-2007; PR, 2007-.
Mandatos Externos:
Deputado Estadual, Cuiabá/MT, Partido: PDC, Período: 1993 a 1994
Atividades Partidárias:
Membro, Executiva Estadual do PPS/MT, 2003-.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
Técnico Agropecuário, Cooperativa Agropecuária Goioerê - Ltda, Goioerê, PR, 1976-1979; Diretor, Sementes Planalto - Planazem, Alto Araguaia, MT, 1981-1993; Diretor Adm. Financeiro, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado MT, Cuiabá, MT, 1991-1992; Superintendente, CANAB - Cia Nacional de Abastecimento, Cuiabá, MT, 1995-1996; Superintendente, SENAR-MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Cuiabá, MT, 1996-2002; Secretário de Estado e Presidente, Secretaria de Desenvolvimento Rural - MT, Cuiabá, MT, 2003-2005.
Atividades Sindicais, Representativas de Classe e Associativas:
Presidente, Sindicato Rural de Alto Araguaia, Alto Araguaia, MT, 1985-1990; Presidente, 2004- e Vice-Presidente, FAMATO - Federação da Agricultura do Estado de MT, Cuiabá, MT, 1991-2004; Vice-Presidente, CNA - Confederação Nacional da Agricultura, Brasília, DF, 2004-.
Condecorações:
Ordem do Mérito de Mato Grosso, Cavaleiro, Governo do Estado, Cuiabá, MT, 2002; Título de Cidadão Matogrossense, Assembléia Legislativa, Cuiabá, MT, 2005; Título de Cidadão Cuiabano, Câmara Municipal, Cuiabá, MT, 2004.
Estudos e Cursos Diversos:
1º e 2º Grau, Colégio Técnico Agrícola Estadual, Presidente Prudente, SP, 1968-1972; Economia, Associação de Ensino, Marília, SP, 1978-1979.
Missões Oficiais:
Como Secretário de Desenvolvimento Rural fez viagem de Prospecção de Oportunidades Comerciais para Pequim, Zegzou, Xangai, na China e Torio, no Japão, 2003.
Seminários e Congressos:
Diversos.
Atividades Parlamentares:
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÕES PERMANENTES: Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Titular, 14/2/2007-6/2/2008, 4/3/2008-17/07/2008, 6/11/2008-2/2/2009, 4/3/2009-1/2/2010, 3/3/2010-
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Suplente, 28/2/2007-6/2/2008, 4/3/2008-17/7/2008, 6/11/2008-2/2/2009, 4/3/2009-1/2/2010, 3/3/2010-. COMISSÕES ESPECIAIS: Crise Econômico-Financeira - Agricultura: Titular, 24/3/2009-
PEC nº 422/05, Improbidade Administrativa: Suplente, 29/9/2009-15/10/2009
PL nº 20/07, Parcelamento do Solo para Fins Urbano: Suplente, 5/6/2007-
PL nº 1.610/96, Exploração Recursos Terras Indígenas: Suplente, 5/11/2007-18/6/2008, 6/11/2008-
PL nº 1.876/99, Código Florestal Brasileiro: Titular, 29/9/2009-, Segundo Vice-Presidente, 14/10/2009-
PL nº 3.555/04, Normas Gerais Contrato Seguro Privado: Titular, 5/11/2009-.
Licenças:
Licenciou-se do mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2007-2011, em virtude de licença conjunta consecutiva por 122 dias, a partir de 3 de julho de 2008, assumindo, como Suplente, Deputado Eduardo Moura. O Deputado Homero Pereira reassume o mandato em 2 de novembro de 2008.
Conselhos:
Presidente, Conselho de Desenvolvimento Agrícola, Cuiabá, MT, 2003-2005; Presidente, Conselho Administrativo SENAR/AR-MT, Cuiabá, MT, 2004-; Membro, Conselho SEBRAE-MT, Cuiabá, MT, 2004-; Membro, Conselho de Desenvolvimento do Estado de MT, Cuiabá, MT, 2003-2005.
sexta-feira
1ª Olimpiada Indigena Intercultural de Esporte Haliti-Paresi.
PARESI
RIO VERDE -2010.
RIO VERDE -2010.
A realização da 1ª Olimpiada Indígena Intercultural de Esporte Haliti-Paresi, surgiu em função da valorização, revitalização e divulgação do aspecto sócio-cultural esportivo educacional do povo Haliti-Paresi, especificamente da Aldeia Rio Verde, situado no Municipio de Tangará da Serra, na região centro oeste do estado de mato Grosso. Atualmente o povo Haliti-Paresi tem uma área de 1.200,000 hectares, que corresponde a 53% da área do municipio de Tangará da Serra, na qual tem 55 aldeias distribuidas em diversos pontos do território, onde a Aldeia Rio Verde faz parte. Sendo no momento é uma das primeiras aldeia que tem escola, na qual oferece o ensino fundamental básico, através da Escola Municipal Indigena Zozoiterô e a única aldeia Paresi que oferece ensino básico médio, através da Escola Estadual Indígena de Educação Básica Malamalali, onde o corpo docente e administrativo são todos da respectiva etnia. A Escola Zozoiterô e Malamalali tem como principio básico de ensinar educação específica, diferenciada, e bilíngüe, ou seja, transmiti a importância de conhecer e valorizar as diversidades interculturais que compõe o nosso país. Uma dessas ações foi à realização da 1ª Olimpíada Indígena Intercultural de Esporte Haliti-Paresi, nos dias 15 e 16 de maio de 2010.
Tendo como idealizador e articulador o professor Especialista em Educação Escolar Indígena, senhor Rony Walter Azoinayce Paresi, juntamente com o apoio do vereador Genilson André Kezomae. Para organização e execução da 1ª Olimpíada Haliti-Paresi contou com uma equipe composta pelo corpo docente, discentes e demais membros das aldeias: Rio Verde, África, Kotitiko, Kamae e Kalanaza e uma equipe de apoio das secretarias: Esporte, Educação, Sinfra e Câmara Muncipal de Tangará da Serra.
A 1ª Olimpiada Indígena Intercultural de Esporte Haliti-Paresi, concretizou em virtude das parcerias firmadas com a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra e respectivas secretarias: Esporte, Educação, Sinfra e a Câmara Muncipal de vereadores. O Ilustríssimo Deputado Estadual Wagner Ramos, esteve dando apoio total e presenciando a solenidade da abertura oficial da 1ª Olimpiada Haliti-Paresi. Nesta 1ª edição foram promovida seis modalidades esportivas diferentes: I- Jikonahati - cabeçabol, II - Tidimore, III - Temati - Corrida Livre, IV - Nolokakakwati - cabo de guerra, V - Jakati - arco e flecha, VI - Kitxiyatyati - Futebol. Na cultura esportiva Haliti-Paresi, as modalidades de Jakati e Jikonahati, somente homens praticam e as demais modalidades homens, mulheres e crianças participam.
Durante as competições, foram sendo classificados os campeões e que a seguir sabermos:
I - Jikonahati....1º lugar: aldeia Zatemaná, 2º lugar: aldeia Manene, 3º lugar: aldeia Buriti
II - Tidimore Masculino....1º lugar: aldeia Rio Verde, 2º lugar: aldeia Zatemaná, 3º lugar: aldeia Cabeceira do Buriti;
II - Tidimore Feminino.......1º lugar: aldeia cabeceira do Buriti, 2º lugar: aldeia Katyola Winã, 3º lugar: aldeia Rio Formso;
III - Temati Masculino..........1º lugar: aldeia II cachoeiras, 2º lugar: aldeia Kamae, 3º lugar: aldeia Rio Formoso;
III - Temati Feminino..............1º lugar: aldeia Buriti, 2º lugar: aldeia Kotitiko, 3º lugar: aldeia Buriti;
IV - Cabo de Guerra Masculino...........1º lugar: aldeia II cachoeiras, 2º lugar: aldeia Rio Formoso, 3º lugar: Sinfra;
IV - Cabo de Guerra Feminino..............1º lugar: aldeia Rio Verde, 2º lugar: Escola Indigena Formoso, 3º lugar: aldeia Kamae;
V - Jakati.........1º lugar: aldeia Buriti, 2º lugar: aldeia Manene, 3º lugar: aldeia Iyomoweke;
VI - Futebol Masculino.......1º lugar: Câmara Municipal, 2º lugar: aldeia Salto da Mulher, 3º lugar: aldeia Rio Formoso;
VI - Futebol Feminino............1º lugar: aldeia Rio Verde, 2º lugar: aldeia cabeceira do Buriti, 3º lugar: aldeia Kamae.
Nesta 1ª Olimpiadas fizeram presentes aproximadamente 800 pessoas indigenas e 200 pessoas não-indígenas e também estiveram presentes alguns membros das etnias Manoki-Irantxe, Nambikwara e Umutina.
Por, a 1ª Olimpiadas não visa somente o esporte, mas sim, por fazer a interação, de todo o arcabouço sócio-cultural e político, tendo como esteio principal a Educação e a Cultura: fez com que a comunidade Haliti-Paresi e seus parceiros intitucionais públicos e ONGs-indígenas, de reafirmarem a importância da comunidade desse projeto: que passou a ser um marco histórico para o povo Haliti-Paresi e para o municipio de Tangará da Serra, tanto que a proposta é de ampliar o projeto da Olimpiada Indígna Intercultural, ou seja, realizar a 1ª Olimpiada dos Povos Indígenas de Mato Grosso, na Aldeia Indígena Rio Verde.
'Sei que não dá pra mudar o começo, mas se a gente quiser, vai dá pra mudar o final'
Editores:
Geovani Kezokenaece
Administrativo Educacional Paresi - Escola Indígena Zozoiterô
e Assessor de Imprensa - Escola Indigena Zozoiterô e Malamalali.
Rony Walter Azoinayce Paresi
Professor e Coordenador Geral da
1ª Olimpiada Intercultural Indígena.
Apicultura
Encontro de apicultura apresenta novas tecnologias e debate futuro do setor em MT
THIAGO ALMEIDA
Redação/Secom-MT
O governador Silval Barbosa esteve presente na solenidade de abertura do 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, que começaram nesta quarta-feira (19.05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Os congressos reúnem mais de 2500 produtores do setor de apicultura para a troca de experiências na área, além de fomentar o debate das políticas de expansão científica e econômica da cadeia produtiva do mel. O evento reúne participantes de todos os Estados.
Durante o evento, o presidente da Federação das Entidades Apícolas do Estado de Mato Grosso (Feapismat), Walmir Guse, agradeceu a presença do governador e ressaltou a importância da realização do encontro em Mato Grosso. “Temos um grande potencial produtivo no Estado. Queremos trazer com este evento uma nova visão na produção, através do conhecimento técnico e científico, com o objetivo de nos tornarmos referência para o país”, disse.
O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamoto, Mato Grosso se destaca pela organização do setor. “Essa é uma caminhada interessante para o setor apícola. Estamos hoje participando de um dos eventos mais bem organizados de um pequeno negócio. E isso se dá pela seriedade com o qual os produtores encaram seu trabalho”.
O governador Silval Barbosa afirmou durante o encontro que o Governo do Estado está apto a dar maior apoio ao setor apicultor. “Nossa preocupação é trabalhar para a melhoria da vida nossa população. Vamos enfrentar o desafio para transformar Mato Grosso em um dos maiores produtores de mel do país. E é possível dar continuidade aos investimentos neste setor e maior capacidade de fazer mais por esta cadeia produtiva. Para isso, precisamos levar mais tecnologia ao setor. O Governo está se comprometendo com o sonho de milhares de produtores em Mato Grosso”, afirmou.
CONGRESSO NACIONAL
Com o tema “Abelhas: Polinizadoras do Desenvolvimento Sustentável”, o 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso Brasileiro de Meliponicultura reunirá apicultores, especialistas e pesquisadores, que além de apresentar suas experiências, irão conhecer, debater e impulsionar iniciativas inovadoras e sustentáveis para apicultura brasileira.
Meio ambiente, tecnologia e mercado são os três eixos norteadores da programação técnica do evento. Palestras, mesas-redondas, mini-cursos, clínicas tecnológicas e outras atividades vão propiciar debates sobre o papel da apicultura no âmbito local, nacional e internacional.
Paralelo aos congressos, é realizada a Feira de Apicultura, que conta com exposição de produtos tanto para o apicultor como para a comunidade em geral, abrangendo vários setores: alimentação, saúde e beleza, artesanato, moda e entretenimento. Um desfile temático mostrará as inúmeras oportunidades de negócios desta cadeia produtiva.
Também está programada para o evento, no dia 21 de maio, uma Rodada de Negócio com a participação de empresas âncoras nacionais e internacionais, cujo foco será o acesso a mercados diversificados.
O Congresso é uma realização da Feapismat, Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Governo do Estado de Mato Grosso e Sebrae.
THIAGO ALMEIDA
Redação/Secom-MT
O governador Silval Barbosa esteve presente na solenidade de abertura do 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, que começaram nesta quarta-feira (19.05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Os congressos reúnem mais de 2500 produtores do setor de apicultura para a troca de experiências na área, além de fomentar o debate das políticas de expansão científica e econômica da cadeia produtiva do mel. O evento reúne participantes de todos os Estados.
Durante o evento, o presidente da Federação das Entidades Apícolas do Estado de Mato Grosso (Feapismat), Walmir Guse, agradeceu a presença do governador e ressaltou a importância da realização do encontro em Mato Grosso. “Temos um grande potencial produtivo no Estado. Queremos trazer com este evento uma nova visão na produção, através do conhecimento técnico e científico, com o objetivo de nos tornarmos referência para o país”, disse.
O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamoto, Mato Grosso se destaca pela organização do setor. “Essa é uma caminhada interessante para o setor apícola. Estamos hoje participando de um dos eventos mais bem organizados de um pequeno negócio. E isso se dá pela seriedade com o qual os produtores encaram seu trabalho”.
O governador Silval Barbosa afirmou durante o encontro que o Governo do Estado está apto a dar maior apoio ao setor apicultor. “Nossa preocupação é trabalhar para a melhoria da vida nossa população. Vamos enfrentar o desafio para transformar Mato Grosso em um dos maiores produtores de mel do país. E é possível dar continuidade aos investimentos neste setor e maior capacidade de fazer mais por esta cadeia produtiva. Para isso, precisamos levar mais tecnologia ao setor. O Governo está se comprometendo com o sonho de milhares de produtores em Mato Grosso”, afirmou.
CONGRESSO NACIONAL
Com o tema “Abelhas: Polinizadoras do Desenvolvimento Sustentável”, o 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso Brasileiro de Meliponicultura reunirá apicultores, especialistas e pesquisadores, que além de apresentar suas experiências, irão conhecer, debater e impulsionar iniciativas inovadoras e sustentáveis para apicultura brasileira.
Meio ambiente, tecnologia e mercado são os três eixos norteadores da programação técnica do evento. Palestras, mesas-redondas, mini-cursos, clínicas tecnológicas e outras atividades vão propiciar debates sobre o papel da apicultura no âmbito local, nacional e internacional.
Paralelo aos congressos, é realizada a Feira de Apicultura, que conta com exposição de produtos tanto para o apicultor como para a comunidade em geral, abrangendo vários setores: alimentação, saúde e beleza, artesanato, moda e entretenimento. Um desfile temático mostrará as inúmeras oportunidades de negócios desta cadeia produtiva.
Também está programada para o evento, no dia 21 de maio, uma Rodada de Negócio com a participação de empresas âncoras nacionais e internacionais, cujo foco será o acesso a mercados diversificados.
O Congresso é uma realização da Feapismat, Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Governo do Estado de Mato Grosso e Sebrae.
ENCONTRO DE PREFEITOS
Gestor do MT Regional destaca importância de consórcios no desenvolvimento regional em palestra
SÍLVIA DEVAUX
Redação/Secom-MT
Marcos Vergueiro/Secom-MT
Palestra "Consórcios Públicos: a importância para o Desenvolvimento Local, Regional, Estadual e Federal", do Sec.Extr.de Projetos Estratégicos, Renaldo Loffi
O desenvolvimento regional de Mato Grosso promovido pelos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental foi destaque na palestra do secretário extraordinário de Projetos Estratégicos e gestor do MT Regional, Renaldo Loffi, nesta manhã de terça-feira (1º de junho), no segundo dia do XXVII Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá (MT).
O secretário atentou aos prefeitos, secretários municipais e secretários executivos dos consórcios, que participam do encontro em Cuiabá, para a importância dos consórcios no desenvolvimento do Estado e orientou a aproveitarem dessa criação do Governo do Estado, para que os municípios passem a planejar esse desenvolvimento regional e também possa diminuir as desigualdades regionais.
Mato Grosso sai à frente e já é exemplo para todo o país no desenvolvimento desta modalidade, dos consórcios intermunicipais. Por meio deles, os prefeitos com o Governo do Estado, e outros parceiros, prosseguem com os trabalhos de logística e fazendo uso de todos os incentivos concedidos dentro do programa o que facilita ainda mais a vida dos produtores e fortalecem a agricultura familiar em todo o Estado.
Na apresentação, o gestor do MT Regional citou projetos possível e até necessários para tornar realidade o desenvolvimento regional como a criação de aterros sanitários. Segundo ele, a parceria facilita esse desenvolvimento, tanto na área na econômica como na ambiental, principalmente nos municípios menos desenvolvidos. Os consócios podem inclusive trabalhar também na descentralização das licenças ambientais.
Renaldo Loffi, lembrou do associativismo, dos bons exemplos de associação, a qual Mato Grosso precisa avançar ainda mais. A integração dos municípios, nos consórcios, deve ultrapassar a recuperação de estradas estaduais, e hoje municipais, a exemplo da Feira de Desenvolvimento que abre espaço a divulgação dos produtos dos 15 consórcios intermunicipais, conforme o secretário estaduais.
Quinze consórcios foram criados pelo Governo do Estado, há cerca de três anos, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e os 141 municípios mato-grossenses.
AGRICULTURA FAMILIAR
Governo incentiva agricultores da Baixada Cuiabana na produção e comercialização de hortifrutigranjeiros
LISÂNIA GHISI
Assessoria/Seder-MT
Lenine Martins/Secom-MT
Municípios da Baixada Cuiabana recebem veículos e computadores para fortalecimento da Agricultura Familiar
O Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregaram na manhã desta sexta-feira, (29.01), 14 automóveis, dois caminhões e 14 computadores portáteis aos municípios quem compõem o Território da Cidadania da Baixada Cuiabana e que participam do Projeto Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CCAF – MT), em Várzea Grande, MT. A entrega dos veículos e dos computadores servirá para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon “a entrega dos carros e notebooks aos 14 municípios da Baixada Cuiabana é o primeiro passo para a implantação da Central de Abastecimento e Comercialização da produção rural. A parceria entre o Governo Federal e Estadual vai contribuir para que Mato Grosso seja um dos maiores produtores de hortifrutigranjeiros. Nossa ação foi de apresentar à Associação de Supermercados de Mato Grosso, (ASMAT) a possibilidade de serem compradores de produtos hortifrutigranjeiros e foi demonstrado interesse, por essa razão estão em contato com os produtores. Os gestores das centrais municipais vão orientar e disciplinar a comercialização, distribuição e colocação de produtos e serviços de apoio às atividades no atacado e varejo no Estado”, pontuou Neldo.
Para o prefeito em exercício de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, (Tião da Zaeli), todos os investimentos que estão sendo feitos aos produtores serão exclusivamente para contribuir com as atividades no campo e na comercialização dos produtos. “A entrega dos carros e dos notebooks é um incentivo na organização dos agricultores da produção e comercialização, e assim ter maior rentabilidade”, disse.
De acordo com o prefeito Clóvis Martins, de Poconé, (100 km de Cuiabá), os veículos e computadores serão de grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar. No município existem 30 assentamentos, 72 comunidades rurais e dois distritos. Entre os produtos que se destacam nas lavouras poconeanas estão o tomate, abóbora, pepino, maxixe, quiabo, jiló, como também a produção de leite e carne. "Essa primeira etapa demonstra atenção permanente do Governo Federal, Estadual e Municipal ao disponibilizar carros e computadores que servirão para dar toda assistência aos agricultores”, pontuou o prefeito.
Aluísio da Silva, morador do Sítio Santa Terezinha, da Comunidade União, em Nossa Senhora do Livramento (a 32 km de Cuiabá), acompanhou a entrega e como produtor de abacaxi, mandioca, banana e frango, ele se diz ansioso para a inauguração da Central de Comercialização que será em março. “Essa Central é um sonho dos produtores. Nós esperamos que essa dificuldade na comercialização da produção se acabe e que possamos ter mais lucro com a venda dos nossos produtos”, disse.
Pedro Neto, secretário-executivo da Associação de Supermercados de Mato Grosso, (ASMAT), acredita que com a disponibilidade de produtos na Central, os supermercadistas terão todo o interesse em comercializá-los. “Com a variedade, a qualidade e o preço acessível, os supermercadistas não precisarão comprar os produtos de outros estados”, destacou.
LISÂNIA GHISI
Assessoria/Seder-MT
Lenine Martins/Secom-MT
Municípios da Baixada Cuiabana recebem veículos e computadores para fortalecimento da Agricultura Familiar
O Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregaram na manhã desta sexta-feira, (29.01), 14 automóveis, dois caminhões e 14 computadores portáteis aos municípios quem compõem o Território da Cidadania da Baixada Cuiabana e que participam do Projeto Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CCAF – MT), em Várzea Grande, MT. A entrega dos veículos e dos computadores servirá para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon “a entrega dos carros e notebooks aos 14 municípios da Baixada Cuiabana é o primeiro passo para a implantação da Central de Abastecimento e Comercialização da produção rural. A parceria entre o Governo Federal e Estadual vai contribuir para que Mato Grosso seja um dos maiores produtores de hortifrutigranjeiros. Nossa ação foi de apresentar à Associação de Supermercados de Mato Grosso, (ASMAT) a possibilidade de serem compradores de produtos hortifrutigranjeiros e foi demonstrado interesse, por essa razão estão em contato com os produtores. Os gestores das centrais municipais vão orientar e disciplinar a comercialização, distribuição e colocação de produtos e serviços de apoio às atividades no atacado e varejo no Estado”, pontuou Neldo.
Para o prefeito em exercício de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, (Tião da Zaeli), todos os investimentos que estão sendo feitos aos produtores serão exclusivamente para contribuir com as atividades no campo e na comercialização dos produtos. “A entrega dos carros e dos notebooks é um incentivo na organização dos agricultores da produção e comercialização, e assim ter maior rentabilidade”, disse.
De acordo com o prefeito Clóvis Martins, de Poconé, (100 km de Cuiabá), os veículos e computadores serão de grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar. No município existem 30 assentamentos, 72 comunidades rurais e dois distritos. Entre os produtos que se destacam nas lavouras poconeanas estão o tomate, abóbora, pepino, maxixe, quiabo, jiló, como também a produção de leite e carne. "Essa primeira etapa demonstra atenção permanente do Governo Federal, Estadual e Municipal ao disponibilizar carros e computadores que servirão para dar toda assistência aos agricultores”, pontuou o prefeito.
Aluísio da Silva, morador do Sítio Santa Terezinha, da Comunidade União, em Nossa Senhora do Livramento (a 32 km de Cuiabá), acompanhou a entrega e como produtor de abacaxi, mandioca, banana e frango, ele se diz ansioso para a inauguração da Central de Comercialização que será em março. “Essa Central é um sonho dos produtores. Nós esperamos que essa dificuldade na comercialização da produção se acabe e que possamos ter mais lucro com a venda dos nossos produtos”, disse.
Pedro Neto, secretário-executivo da Associação de Supermercados de Mato Grosso, (ASMAT), acredita que com a disponibilidade de produtos na Central, os supermercadistas terão todo o interesse em comercializá-los. “Com a variedade, a qualidade e o preço acessível, os supermercadistas não precisarão comprar os produtos de outros estados”, destacou.
Assinar:
Postagens (Atom)