quarta-feira
Silvio Delmondes visitou mais de 150 casas no Dona Júlia
A campanha eleitoral desse ano está apenas no começo, mas o candidato a deputado estadual, Silvio Delmondes (PRB) segue percorrendo bairros e cidades da região apresentando suas propostas e conversando com o eleitor.
O residencial Dona Júlia foi o último bairro a receber a visita de Silvio Delmondes que percorreu mais de 150 casas ouvindo a população e recebendo manifestações voluntárias de apoio à sua candidatura. “Essa é nossa proposta chave, ouvir o que o povo tem a dizer. Fiz isso durante toda a minha trajetória, estive perto da população em todos os momentos, nos mais críticos inclusive. E hoje estou aqui, de cara limpa para ouvir novamente o povo”, disse.
Silvio Delmondes comentou ainda sobre a grande manifestação de apoio popular que tem recebido por onde passa. “É muita felicidade poder ouvir as pessoas dizendo que estão comigo, que acreditam no meu trabalho e nas minhas propostas. Estou trabalho muito, tenho o propósito de ser o melhor representante da sociedade na Assembléia e vejo que as pessoas estão compreendendo isso e defendendo os nossos ideais, acreditando em nossas idéias”, concluiu.
Eliene Filho é operado em SP
Eliene Lima Filho, de 15 anos, está nesse momento na mesa de cirurgia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O filho caçula do deputado federal Eliene Lima (PP) passa por uma intervenção para tratar de uma ruptura na aorta - artéria que nasce no ventrículo esquerdo do coração e que leva o sangue oxigenado a todo o corpo.
A cirurgia, com previsão de duração de duas horas, é realizada após os médicos de Cuiabá colocarem fim na infecção hospitalar que o garoto havia contraído nos mais de 20 dias que ficou internado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A transferência para a capital paulista via UTI aérea só foi aceita depois que médicos do Hospital Jardim Cuiabá constataram que o adolescente apresentou estabilidade na pressão arterial e respondeu bem à administração de antibióticos no combate à infecção hospitalar.
Mesmo estando em São Paulo, acompanhando o filho, o deputado federal Eliene Lima dá prosseguimento a campanha de reeleição em Mato Grosso. De acordo com o parlamentar, os trabalhos eleitorais tiveram continuidade devido as garantias de quê as chances de recuperação do garoto são grandes, diante da idade e as boas respostas que tem dado aos medicamentos.
Fonte: Luciana Cury/ Assessoria de Imprensa do deputado federal Eliene Lima
FÉ E POLÍTICA - Maggi recebe benção de Dom Milton
Maggi recebe benção de Dom Milton
O arcebispo de Mato Grosso Dom Milton abençoou o candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) ao receber a visita do ex-governador na manhã desta quarta-feira (28). Durante o encontro na Cúria Metropolitana, em Cuiabá, o líder religioso entregou uma oração de sabedoria a Maggi e elogiou sua serenidade na trajetória política, comparando-o a Salomão.
“Abençoar significa dizer para a pessoa que Deus é seu companheiro. O Blairo é um homem de muita fé, que sempre demonstrou sua devoção com honestidade e transparência sem ofender a outras pessoas. Isso é um sinal de sabedoria e ética. Eu entreguei a ele uma passagem da Bíblia, de quando Deus conversa em um sonho com Salomão. Em vez de pedir poder, riqueza e de que seja melhor que seus adversários, ele pede ao Espírito Santo que ele seja dócil a Deus na orientação de seu povo”, observou.
Dom Milton também afirmou que fé e política caminham juntas. “A democracia é exatamente isso: quando Deus confere poder ao povo. Quando depositamos o voto na urna, o poder está na mão do povo. O voto consciente é um dever de religião, é um dever de cidadania”, avaliou o arcebispo.
Maggi agradeceu a receptividade e o carinho do arcebispo em lhe escrever uma oração personalizada (segue a carta anexa). “Creio muito em Deus e sem essa proteção a gente não vai a lugar nenhum. Precisamos renovar nossa fé para seguir adiante. Dom Milton sempre foi um homem de Deus e um grande companheiro”, disse.
Na conversa descontraída que se seguiu, além da fé e política, houve ainda espaço para uma paixão nacional: o futebol. Corintiano, o arcebispo mostrou a Maggi os símbolos do time do coração espalhados pelo local e os destaques de jornais que já ganhou na condição de torcedor ilustre. “O único problema de Dom Milton é ser corintiano”, brincou Maggi, torcedor do Internacional, aos risos ao lado do anfitrião.
Assessoria de Comunicação
Texto: Keity Roma
Fotos: Josi Pettengill
terça-feira
ALIANÇA - Majoritarios e Homero Pereira
Maggi prestigia candidatura de Homero Pereira
O candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) prestigiou o lançamento da candidatura à reeleição do deputado federal Homero Pereira (PR), realizado na noite desta segunda-feira (26), no Buffet Alphaville, em Cuiabá. Pereira afirmou que seu grupo trabalhará para tornar Maggi o senador mais votado da história política de Mato Grosso.
Homero Pereira frisou que o apoio de Maggi no Congresso Nacional, como senador por Mato Grosso, será fundamental para a bancada federal do Estado. “O Maggi vai levar para o Senado toda a estatura política que tem. Tenho certeza que ele vai fazer toda a diferença no Senado e vai poder contar comigo na Câmara dos Deputados”, declarou o parlamentar.
O deputado federal destacou também a parceria política fechada com Sérgio Ricardo (PR), que disputa um novo mandato como deputado estadual. Maggi respaldou a parceria. “Vocês dois, Homero e Sérgio, estão nessa parceria política e fico bastante honrado em participar da reunião que sela esta união, da qual o fruto será o trabalho por Mato Grosso”, disse Maggi.
A dupla de parlamentares poderá trabalhar conjuntamente em prol da Baixada Cuiabana, conforme observou o governador do Estado Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição este ano. “Em breve poderemos ter uma Capital que será a vitrine do Mato Grosso. Juntos, estamos preparados para fazer um governo que possa trazer ainda mais prosperidade para o nosso povo”, disse o governador.
Assessoria de Comunicação
Texto: Keity Roma
Fotos: Josi Pettengill
RITMO DE CAMPANHA
Encontro da majoritária reúne milhares na Capital
A coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar” reuniu mais de mil militantes durante mobilização dos moradores da região norte de Cuiabá na noite desta segunda-feira (26), na sede da Associação Mato-Grossense dos Delegados (Amdepol), na Avenida do CPA. O encontro mobilizou as lideranças partidárias e reforçou a unidade do arco de alianças formado por 11 siglas. O candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) anunciou que a partir desta semana sua campanha eleitoral se intensificará e que os encontros, arrastões e discussões de propostas com a população passarão a ocorrer diariamente.
“A casa está cheia. A campanha está tomando corpo e em poucos dias vai estar presente em nosso café da manhã, almoço e jantar. Será cada vez mais intensa a nossa agenda de trabalho e de reuniões. Estou muito animado”, disse Maggi. Sem conter o entusiasmo, Blairo arriscou no palco um passo de dança com a esposa Teresinha Maggi ao ouvir o jingle do governador Silval Barbosa (PMDB) e arrancou do público aplausos e gargalhadas. “Só não te contrato para animar meus comícios porque a legislação eleitoral não permite”, brincou Silval.
Ao lado do candidato à reeleição e do parceiro da chapa ao Senado Carlos Abicalil (PT), o republicano explicou ao público a importância de dar à candidata a presidente da República Dilma Rousseff (PT) e aos integrantes da chapa uma vitória expressiva nas urnas. “Quero fazer uma parceria com a nossa presidente Dilma, com o governador Silval Barbosa, com nossos deputados federais e estaduais por Mato Grosso: uma grande parceria por Mato Grosso e pelo Brasil. Nos últimos oito anos avançamos muito e precisamos continuar no embalo. Se queremos ter força no governo federal, precisamos de uma vitória retumbante em outubro”, defendeu Maggi.
Silval afirmou que aproveitará o legado de Blairo para fazer de Cuiabá a melhor sede da Copa do Mundo nos próximos quatro anos. “Vivemos hoje um dos momentos mais ricos de Mato Grosso. Por meio de emendas de nossos parlamentares federais que serão eleitos e de recursos da Agecopa conseguiremos asfaltar 100% da cidade até a chegada do Mundial”, garantiu o governador. Silval apontou que dará continuidade à linha de trabalho comunitário iniciada por Blairo e Terezinha Maggi.
“A gente teve uma abertura muito grande nesse governo. Se os anteriores tivessem feito a metade do que o Maggi fez, Cuiabá seria outra. Por isso faço esse chamamento de que todas as comunidades se envolvam nesse processo, pois nessa coligação o movimento comunitário continuará tendo voz. A região norte tem cerca de 150 mil moradores e é uma região carente, que precisa da presença do poder público”, disse o presidente da União Cuiabana das Associações dos Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins.
O candidato ao Senado Carlos Abicalil (PT) reforçou que a união da plataforma possibilitará uma atuação forte pelo Estado. “Somos um grupo unido e forte que tem um compromisso com o nosso povo. Será uma parceria política não só para as eleições, mas de muito trabalho daqui para frente. No Senado, o Blairo poderá contar com o meu apoio, assim como para mim também será muito importante contar com toda a experiência e conhecimento que ele tem do movimento comunitário e do povo mato-grossense”, disse o petista.
Assessoria de Comunicação
Texto: Keity Roma
Fotos: Josi Pettengill
sábado
Reduçãp de Pobreza
Índices mostram que MT está no rumo certo, diz Maggi
O candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) defende que a redução do índice de pobreza em Mato Grosso e no Brasil é um dos sinais contundentes de que a continuidade é o caminho certo para que o Estado e o país continuem avançando, com mais desenvolvimento e justiça social. Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgada este mês aponta que o número de mato-grossenses em situação de extrema pobreza passou da marca de 20,8% em 1995 para 8,9% em 2008, última parcial do estudo.
A constatação de que a pobreza registra forte diminuição entre as famílias mato-grossenses foi destacada por Maggi em visita a pólos do interior nesta sexta-feira. Ao pedir o voto de confiança à presidenciável Dilma Rousseff (PT) e aos candidatos da chapa majoritária da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, o ex-governador reforçou que nas andanças por municípios do Estado não se deparou com um único município sequer em que a vida da população não tenha melhorado no período de 2003 a 2010.
“Andei os 141municípios durante o governo e agora estou caminhando por todos novamente, nesta nova campanha eleitoral, e vemos que as coisas melhoraram. Fico muito feliz ao ver que em nenhum deles a vida das pessoas piorou, ao contrário, há mais prosperidade nessas comunidades. Sabemos que mais avanços precisam acontecer, mas temos a convicção de que Mato Grosso e o Brasil estão no rumo certo”, declarou o ex-governador de Mato Grosso.
Ao lado do governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, e do candidato ao Senado Carlos Abicalil (PT), Blairo Maggi manteve reuniões políticas e conversou com eleitores nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. A agenda conjunta dos três candidatos da chapa majoritária da coligação prossegue neste sábado com atos políticos nos municípios de Colíder e Juara.
Texto: Juliana Scardua
Foto: Josi Pettengill
sexta-feira
Agronegócio precisa votar em Dilma, defende Maggi
“O governo Lula era temido pelo agronegócio, mas é preciso reconhecer que foi um governo que nos deu guarida e sempre esteve lá quando precisamos”, declarou Maggi. Como exemplo do que considera como um “apoio nunca antes tido pelo setor”, Maggi ressaltou os leilões de comercialização da supersafra de milho no Centro-Oeste, beneficiando diretamente Mato Grosso, além de outras regiões do país. Somente este ano, serão cerca de R$ 1 bilhão subsidiados nessas modalidades de leilões.
“Esse subsídio significa apoio a quem produz neste país. Deixo sempre bem claro que nenhum produtor gostaria de receber esmolas, mas sim vender sua produção pelo preço justo, com a renda necessária por seu trabalho. Mas nessas horas difíceis, o governo federal estava ali para atender o segmento, porque sabe que o agronegócio é o motor do país e que sem ele muitos setores parariam”, declarou o candidato ao Senado.
Ao relembrar o apoio político prestado a Lula no segundo turno das eleições de 2006, Blairo Maggi declarou não ter dúvidas de que naquele momento adotou a decisão certa para a promoção de avanços em obras e injeção de investimentos em infraestrutura em Mato Grosso. Maggi fez um balanço da parceria selada desde então com o governo federal e pregou a importância da continuidade para que projetos em andamento e novas ações possam se efetivar no Estado.
Utilizando-se de uma metáfora peculiar, a exemplo da linguagem característica utilizada pelo presidente Lula em seus discursos, Maggi comparou Mato Grosso a um grande trem em meio ao processo eleitoral de 2010. “Esse grupo que está hoje governando, tanto no governo do Estado quanto no governo federal, está no rumo certo. Esse grupo está no trilho, com o trem andando. Então, por que parar? Esse trem precisa seguir em frente”, defendeu, destacando a candidatura de Dilma à presidência e do governador Silval Barbosa (PMDB) à reeleição.
Maggi também destacou atributos pessoais de Dilma que, conforme o ex-governador, a credenciam como o melhor nome entre as candidaturas postas à presidência da República. De acordo com Maggi, a ex-ministra-chefe da Casa Civil, que também já comandou o Ministério de Minas e Energia no governo Lula, “é competente, a melhor para suceder Lula e tem mais condições para fazer com que Mato Grosso continue avançando”.
As declarações foram feitas em meio à nova bateria de viagens da agenda de campanha dos candidatos da chapa majoritária da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar. Juntos, Blairo, Silval e o candidato ao Senado Carlos Abicalil (PT) também visitam nesta sexta-feira, além de Lucas do Rio Verde, os municípios de Sorriso e Sinop. Para o sábado estão programados atos políticos nas cidades de Colíder e Juara.
Texto: Juliana Scardua
AGENDA DA MAJORITÁRIA
O candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) desembarca nesta sexta-feira em Lucas do Rio Verde (300 km de Cuiabá), no Médio-Norte do Estado, onde participará de mais uma agenda oficial conjunta da campanha dos candidatos da chapa majoritária da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar. O retorno à Capital está marcado para a tarde de sábado, onde Maggi participará do lançamento da candidatura da senadora Serys Slhessarenko (PT) a deputada federal.
Ao lado do governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, e do candidato ao Senado Carlos Abicalil (PT), Maggi visitará eleitores e se reunirá com líderes de cinco polos da economia mato-grossense: além de Lucas, os municípios de Sorriso, Sinop, Colíder e Juara.
No final de semana anterior, os três candidatos percorreram juntos as cidades de Chapada dos Guimarães, Diamantino, Tangará da Serra, São Félix do Araguaia, Confresa e Alta Floresta. A receptividade calorosa e manifestações de apoio popular marcaram a andança pelo interior do Estado.
“Estamos muito felizes com esse calor humano. Há várias pessoas que fazem manifestações espontâneas, dizendo que querem se engajar e ajudar na campanha. Essa participação é muito bacana”, relata o candidato ao Senado Blairo Maggi.
Confira a agenda completa desta sexta-feira e sábado
AGENDA DA MAJORITÁRIA
COLIGAÇÃO MATO GROSSO EM 1º LUGAR
Dia 23 de Julho, Sexta-Feira
LUCAS DO RIO VERDE
08h30 Reunião no Clube União do Lago - Centro
SORRISO
14:30h Reunião na Associação Comercial
SINOP
19:30h Reunião no Tartesal do Parque de Exposição
24 de julho, Sábado
COLíDER
08h30 Reunião no CTG Porteira Aberta;
JUARA
13:40 Reunião no Centro de Eventos João Paulo II - Centro
Cuiabá
17h30 Lançamento da Candidatura Dep. Federal Serys Slhessarenko
Local: FIEMTEC
quarta-feira
MT Regional
Identificar cadeias produtivas que possam ser desenvolvidas por povos indígenas para promover a geração de emprego e renda nas aldeias de Mato Grosso. Este foi o assunto de uma reunião promovida pelo Governo do Estado, através da Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil e MT Regional, entre representantes de diversos órgãos, Federação dos Povos Indígenas (FEPOINT) e entidades ligadas ao tema, nesta terça-feira (20), no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN).
Mato Grosso tem uma população de 35 mil índios distribuídos em 42 etnias. As terras indígenas ocupam 20% do território estadual. Mas muito pouco se produz nelas. A maior parte dos povos indígenas é ociosa e a falta de atividade rentável acarreta uma série de problemas sociais e de subsistência para as tribos. Segundo o Tenente Coronel Mariano Rodrigues, superintendente Indigenista, com base nessas informações, o grupo pretende discutir ações práticas de trabalho que venham de encontro às reais necessidades dos índios.
Conforme o indigenista Moacir Cordeiro de Melo, o objetivo é encontrar atividades rentáveis que possam ser promovidas na sua totalidade, desde a produção até a comercialização, pensando no escoamento, venda e na sustentabilidade. “Muitas experiências já foram realizadas no estado, sem sucesso. Desta vez, o que se pretende é encontrar um projeto que possa ser administrado pela própria FEPOINT, com anuência dos índios. “Mais vale um único projeto bem feito, do que vários fadados ao fracasso”, completa.
De acordo com o presidente da entidade estadual, representante dos povos indígenas, implantar as cadeias produtivas nas aldeias não é tarefa tão simples, requer estudos e avaliações das melhores alternativas. É preciso levar em contato a cultura de cada etnia. Certas criações ficam descartadas, dependendo das cresças e costumes. “Para a minha etnia, a Bakairi, os jacarés são animais sagrados. São considerados nossos ancestrais. Criá-los para o abate seria impossível”, exemplifica.
A piscicultura também é opção impraticável para algumas etnias por questões espirituais. Ao passo que, para alguns povos tem se mostrado muito proveitosa. Segundo Valter Santana, superintendente do Ministério da Pesca, sete projetos de pisciculturas estão sendo realizados dentro de aldeias indígenas de Mato Grosso. “Em todos os que já estão sendo praticados estamos conseguindo que os índios retirem de 30 a 40% dos lucros para reaplicar no próximo ciclo. Isso garante a sustentabilidade da atividade. O restante eles podem utilizar como quiserem”, disse.
Para Plácido Costa, técnico da PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o cultivo da castanha-do-brasil e da seringueira podem ser excelentes opções. Experiências bem sucedidas com essas cadeias estão sendo executas nas terras indígenas, Rekbaktsa e Zoró. “Estamos conseguindo produtos de melhor qualidade, um volume de produção maior e preços melhores que em terras não indígenas”, disse. O próximo passo do grupo é convocar os caciques do máximo de aldeias para ouvir suas necessidades e anseios. Além de promover um seminário que irá discutir as experiências bem sucedidas e estudar as melhores alternativas.
Ainda participaram da reunião o secretário Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Renaldo Loffi, o coordenador do MT Regional Carlos Guilherme Dorileo Leite, o Cacique Domingos (Xavante) da Aldeia Sangradouro, o superintendente de Desenvolvimento do Banco do Brasil, Márcio Rockembach, e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDER), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (EMPAER), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
APOIO-Maggi prestigia lançamento de candidatura de Riva
O candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) prestigiou na noite desta terça-feira (20) o lançamento da candidatura do deputado estadual José Riva (PP) à reeleição. Maggi foi saudado em meio às mais de 5 mil pessoas que lotaram o ato político organizado pelo líder progressista, que se transformou numa grande festa no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Ao dirigir palavras de apoio a Riva, Maggi destacou no discurso a relação de companheirismo construído ao longo de dois mandatos à frente do governo estadual e a força acumulada pelo parlamentar ao longo da carreira política de quase 30 anos. Apostando na vitória de Riva rumo ao quinto mandato de deputado, Maggi declarou acreditar num alcance de votos do progressista que irá superar a marca de 100 mil eleitores.
“Fiz questão, Riva, de reservar esta noite para te dar um abraço e trazer força para que você seja eleito não só como o mais votado, mas como alguém que vai romper a marca dos 100 mil votos. Como governador, conheci muitos deputados, mas estou para ver alguém que goste tanto de trabalhar na política e fazer política quanto o Riva”, disse Maggi.
Ao retribuir a manifestação de respaldo feita pelo candidato ao Senado Blairo Maggi, Riva elogiou o trabalho desenvolvido pelo ex-governador em prol de Mato Grosso. “Tivemos muito embates, sim, no governo, mas sempre lutamos juntos por melhorias. O senhor me terá sempre como companheiro por tudo o que é, o que fez e representa para este Estado. Mato Grosso elegerá o senhor a senador, porque não podemos perder uma grande liderança como Blairo Maggi”.
Riva também exaltou o empenho da ex-secretária estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi em promover a justiça social no Estado. “À frente do governo estadual, dona Terezinha foi uma pessoa que se dedicou a Mato Grosso e às causas sociais, assim como a dona Roseli, esposa do nosso governador Silval Barbosa, tem se dedicado”, declarou Riva.
Assessoria de Comunicação
Texto: Juliana Scardua
Fotos:Maria José Prego / Josi Pettengill
segunda-feira
Rumo ao Senado (Alta Floresta)
O candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) propôs a eleitores de Alta Floresta, no extremo Norte do Estado, uma “grande parceria” nestas eleições para que ele possa continuar defendendo Mato Grosso, desta vez no Congresso Nacional. Ao relembrar as eleições vitoriosas ao governo do Estado em 2002 e 2006, Maggi agradeceu aos moradores e pediu mais uma vez o voto de confiança, agora no pleito de 2010.
“Quero fazer, novamente, uma parceria política. Vocês entram com o voto e eu entro com trabalho, com a defesa aguerrida dos interesses do Estado, da nossa gente, dentro do Congresso Nacional. Se fecharmos esse pacto, escolhendo o rumo certo, colheremos resultados para Mato Grosso”, disse o candidato ao Senado.
Maggi destacou que essa parceria, dentro do Senado, é essencial para que matérias de interesse de diversas regiões do Estado, incluindo Alta Floresta, possam deslanchar no Congresso Nacional. Ele citou como exemplo as mudanças no Código Florestal do país, aprovadas em comissão especial na Câmara dos Deputados. O projeto ainda passará pelo plenário da Casa e deve seguir para apreciação de senadores.
“As questões ambientais, que prejudicam muito o Nortão do Estado, só conseguiremos resolver no Congresso Nacional, discutindo, votando e fazendo valer nossa participação política. Sei que essa questão não é fácil, mas é lá, em Brasil, que precisamos levá-la em frente”, defendeu Maggi.
A passagem por Alta Floresta na noite deste domingo (18) encerrou a primeira viagem conjunta dos candidatos da chapa majoritária da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar pelo interior do Estado na campanha eleitoral de 2010. Ao lado do governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, e do candidato ao Senado Carlos Abicalil (PT), Maggi percorreu ainda os municípios de Chapada dos Guimarães, Diamantino, Tangará da Serra, São Félix do Araguaia e Confresa.
Texto: Juliana Scardua
Fotos: Josi Pettengill
Visita do Governador em Tangará da Serra
Apesar de tanto frio, o eleitor Tangaraense compareceu em massa, para prestigiar os candidatos se apresentarem.
MAIS AVANÇOS
“Dilma manterá MT no rumo certo”, garante Maggi
Em contato com eleitores do interior do Estado neste fim de semana, o candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) apontou a vitória da candidata a presidente da República Dilma Rousseff (PT) como essencial para que Mato Grosso continue avançando, unindo desenvolvimento econômico e justiça social. O ex-governador reforçou que a continuidade do governo Lula, na figura de Dilma, irá assegurar mais força política para a atração de mais obras e investimentos ao Estado.
“Tenho firmemente a convicção de que Dilma será nossa presidente. É importante para Mato Grosso continuar no rumo em que está. Quem fica de fora de um grupo demora muito para conseguir as coisas. O caminho para o povo de Mato Grosso é de uma vitória robusta para a Dilma”, alertou a moradores de São Félix do Araguaia e Confresa, municípios do Vale do Araguaia.
A região é um dos emblemas da parceria selada entre governo estadual e federal nos últimos anos. Com a contrapartida do Estado, programas como o Luz para Todos, do governo federal, chegaram às comunidades do extremo norte do Araguaia, levando a energia elétrica a diversas comunidades, até então abastecidas por geradores a óleo diesel ou mesmo apenas por velas e lamparinas. O mesmo trabalho articulado faz com que o asfaltamento da BR-158, em fase de execução, avance na região.
“A população precisa refletir e tomar uma decisão: se quer ou não continuar com esse modelo que dá certo para Mato Grosso e para o Brasil. Nos últimos oito anos, nós, do governo Maggi e Silval e do governo Lula e Dilma mostramos o que queremos para Mato Grosso e que é possível construir um futuro melhor para nossa gente”, declarou Maggi.
Colega de chapa de Maggi na corrida ao Senado e companheiro de Lula e Dilma no PT, o candidato a senador Carlos Abicalil endossou os benefícios levados à população com o trabalho conjunto entre Estado e União nos últimos anos. “No governo de Maggi, iniciado lá em 2003, ouvia-se o grito de excluídos aqui no Araguaia. Hoje, vivemos um novo momento nacional e me orgulho muito de fazer parte do governo Lula, que fez essa parceria tão importante com o governo de Maggi e Silval”, afirmou.
Ao relembrar a aliança selada entre Maggi e Lula nas eleições presidenciais de 2006, quando o ex-governador passou a apoiar oficialmente o grande líder da política nacional, Abicalil ressaltou que esse mesmo aval pessoal de Blairo, agora dado a Dilma, somará não só em favor de Mato Grosso, e sim do Brasil.
“A história de Blairo Maggi como empreendedor, alguém que colocou aqui em Mato Grosso suas esperanças, redescobrindo a capacidade do Estado em atender as demandas de seus filhos e filhas, traz uma sensibilidade e experiência muito importantes para a campanha da nossa presidente Dilma. Além disso, a presença de Maggi será crucial para o equilíbrio de forças no Senado Federal”, declarou.
Texto: Juliana Scardua
Fotos: Josi Pettengill
domingo
MAJORITÁRIA
Blairo, Silval e Abicalil juntos no interior de MT
Candidatos da chapa majoritária da coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar” deflagraram na manhã deste sábado (17) a campanha eleitoral pelo interior do Estado. Os candidatos ao Senado Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT) e o governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, iniciaram a agenda oficial pela município de Chapada dos Guimarães. Nem mesmo o frio intenso na cidade turística, sob a marca de 8°C, impediu a recepção calorosa ao trio, que recebeu o apoio de moradores e manifestações contundentes de união em prol do projeto político.
A primeira agenda conjunta dos membros da majoritária se dá dois dias após a largada da campanha eleitoral, em ato oficial realizado em Cuiabá, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Além de Chapada, Blairo, Silval e Abicalil também percorrerão juntos neste fim de semana os municípios de Diamantino, Tangará da Serra, São Félix do Araguaia, Confresa e Alta Floresta, abrangendo diferentes regiões do Estado.
Em Chapada, líderes políticos da região destacaram que diferenças partidárias e locais estão sendo postas de lado para fortalecer o projeto de eleição de Maggi, Silval e Abicalil. “Chapada vem hoje fazer um pacto histórico em sua política. Todos nós estamos unidos. Isso demonstra maturidade política. Estamos todos dentro da campanha e queremos dar uma votação maciça para Silval, nossos senadores Blairo a Abicalil. Esse grupo já é vitorioso e trará grandes resultados para Chapada e para Mato Grosso”, declarou o prefeito Flávio Daltro (PP), em alusão à presença dos ex-prefeitos Gilberto Mello (PR) e Silvino Moreira, além de vereadores e líderes locais de diversos partidos no ato político.
A tônica de sintonia também foi reforçada pelo prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá (PR). “Toda a Baixada Cuiabana estará unida em torno de Silval, Blairo e Abicalil. Os problemas, as diferenças locais existem, mas neste momento todos nós entendemos que é preciso deixar as diferenças de lado. Contem conosco e até a vitória”, declarou. Diversos candidatos a deputado estadual e federal participaram do ato político, assim como prefeitos e vereadores de outros municípios da região.
Ao agradecer as manifestações de apoio, o candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) ressaltou que não medirá esforços para a tripla vitória da chapa majoritária da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar. “Tenho certeza que vamos ter uma grande vitória em outubro, com a continuidade de Silval no governo e eu e Abicalil passando a trabalhar juntos no Senado Federal para a fazer a diferença para Mato Grosso. Vamos à luta, companheiros. Vamos às ruas e rumo à vitória!”, declarou Maggi.
Assessoria de Comunicação
UNIÃO DE FORÇAS FORÇAS
O candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) alerta que as Eleições 2010 serão cruciais para que Mato Grosso possa garantir mais representatividade política no cenário regional e nacional. A afirmação foi feita na tarde deste sábado (17), durante encontro com eleitores e lideranças da cidade de Diamantino e municípios vizinhos, no Médio-Norte do Estado.
Ao defender sua candidatura ao Senado e os nomes de todos os postulantes da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, Maggi reforçou que somente um grupo político forte e coeso no propósito de trazer mais desenvolvimento para Mato Grosso poderá realmente promover os avanços que o Estado precisa. Conforme destaca o ex-governador, para que isso ocorra, é fundamental que a população conte com políticos competentes tanto na esfera estadual quanto federal, numa verdadeira “dobradinha” em prol de Mato Grosso.
“Nosso Estado precisa reforçar sua participação política no cenário nacional. Temos nossos deputados estaduais, oito federais, três senadores e nosso governador. É um grupo pequeno se comparado a Estados que contam com bancadas de mais de 70 deputados em Brasília. Portanto, temos que ser fortes, trabalhando juntos. É isso que faz toda a diferença”, declarou o candidato ao Senado.
Maggi alertou ainda que, diferente da pequena bancada na Câmara dos Deputados, Mato Grosso tem condições de lutar pelos interesses do Estado em pé de igualdade quando o ambiente político é o Senado Federal. “Lá, todos os Estados têm as mesmas três cadeiras de Senador cada. E é por isso que temos que ter pessoas lá que façam os enfrentamentos necessários para a defesa do Estado. Em muitas vezes, é preciso fazer a política do `pé na porta’, a defesa intransigente para que Mato Grosso tenha vez. E é isso que estamos dispostos a fazer no Congresso Nacional”.
Ao pedir o voto de confiança da população da região, Maggi também referendou o nome do deputado federal Carlos Abicalil como futuro parceiro na agenda de trabalho no Senado Federal. “Votem em mim e também no Abicalil. Não vamos desperdiçar esses votos, essa parceria. Tenho minha experiência consolidada no Poder Executivo e quero contar com toda a bagagem de Legislativo que o Abicalil tem para defendermos, juntos, Mato Grosso no Congresso Nacional”.
O chamamento de Maggi à dupla eleição dos candidatos ao Senado da Coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar foi endossado por Abicalil durante o encontro. “O Senado e Mato Grosso precisam ter lá, em Brasília, o brilho, a vontade e a coragem que Blairo Maggi tem. Quero estar lá, trabalhando ao seu lado”, disse o candidato.
Assessoria de Comunicação
quinta-feira
MT EM PRIMEIRO LUGAR
Coligação dá largada à campanha majoritária em Cuiabá
Militantes e líderes dos 11 partidos da coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar” reafirmaram o espírito de união em prol das candidaturas do governador Silval Barbosa (PMDB) à reeleição e de Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT) ao Senado Federal durante o primeiro ato oficial da campanha majoritária, realizado nesta quinta-feira, em Cuiabá. Maggi foi apontado por várias lideranças como o grande construtor da atual aliança ao agregar, desde 2002, diversas forças políticas em prol do desenvolvimento de Mato Grosso.
“O Blairo é um homem-referência em Mato Grosso, no Brasil e no mundo. Teremos muito orgulho em tê-lo como nosso senador da República”, declarou o deputado federal Wellington Fagundes, presidente do PR no Estado. Líder do PP, o deputado federal Pedro Henry destacou a forte liderança política exercida pelo ex-governador em Mato Grosso.
“É esse exemplo de homem público que nos mobilizou para duas grandes vitórias, em 2002 e 2006. Agora, estamos mobilizados para eleger nosso senador estadista, de uma dimensão política tão grande que nos dá a tranqüilidade de que olhará por todo o povo de Mato Grosso no Congresso Nacional”. Companheiro de chapa de Blairo Maggi rumo ao Senado Federal, Carlos Abicalil declarou que Maggi “respeitou a pluralidade política” ao abrir as portas do governo estadual a diversos partidos políticos, incluindo o PT.
Ao agradecer as menções de reconhecimento, Maggi admitiu que nem sempre é fácil superar divergências político-partidárias, mas que os interesses de Mato Grosso precisam prevalecer nas urnas no próximo dia 3 de outubro. “É isso que move sempre na política, nesta candidatura e nessa aliança: lutar por Mato Grosso”, declarou o candidato ao Senado, ovacionado por militantes e lideranças no auditório da sede da Associação Mato-grossense dos Municípios.
Maggi reforçou a importância da vitória de Silval Barbosa à frente do governo estadual e de Dilma Rousseff (PT) à presidência da República para que Mato Grosso continue avançando e caminhando no rumo certo. Ao pregar essa necessidade de continuidade no cenário político regional e nacional, o candidato ao Senado advertiu que a mesma democracia que permite ao cidadão optar por mudanças também pode resultar em duros erros.
“Não podemos deixar que Mato Grosso retroceda. Vamos todos para a rua defender o modelo que dá certo para Mato Grosso e para o Brasil. Somando forças, juntos com o Silval e a Dilma, nós faremos a diferença para o nosso Estado e o nosso país”. As palavras de confiança na vitória foram endossadas pelo governador Silval Barbosa. “Com a força, com o trabalho de cada um de nós e com fé em Deus, estaremos todos juntos na vitória, já no primeiro turno, em 3 de outubro”, declarou Silval, aplaudido de pé pelos presentes.
Campanha – Os três candidatos à chapa majoritária da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar embarcam neste sábado rumo à primeira viagem conjunta da campanha eleitoral. Blairo, Silval e Abicalil percorreram no final de semana seis diferentes pólos regionais, passando por Chapada dos Guimarães, Diamantino, Tangará da Serra, São Félix do Araguaia, Confresa e Alta Floresta.
Assessoria de Comunicação
RUMO AO SENADO
Deflagrada a campanha eleitoral, o candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) reafirmou sua liderança política ao reunir grupos opositores em Nova Olímpia, município do Médio-Norte do Estado. Lá, dois grupos marcados por um histórico de duros embates políticos se uniram para manifestar o respaldo à candidatura do ex-governador.
“Somos adversários, mas deixamos de lado nossas adversidades para apoiar um projeto único, pensando no Estado de Mato Grosso”, posicionou o ex-prefeito da cidade, Jose Eupídio Cavalcante (PR), ao recepcionar o candidato ao Senado. A outra ala, representada pelo atual gestor municipal, Francisco Medeiros (PT), também exaltou o consenso em prol da eleição de Maggi.
O candidato ao Senado agradeceu a dupla pela superação das rixas municipalistas. Maggi ressaltou que o momento político vivido em Nova Olímpia é emblemático e pode ser considerado um exemplo para as demais cidades do Estado.
“Sempre digo que a eleição termina em outubro, com um grupo que é eleito para o governo, mas que deve incluir também em sua gestão os que não tiveram a chance de ganhar. Um governo é feito também de idéias e visões diferentes. O entendimento que a gente presencia em Nova Olímpia é exemplar e extremamente saudável para a política”, disse Blairo.
Seguindo viagem, o candidato ao Senado foi recepcionado em Tangará da Serra pelo prefeito Júlio César Ladeia (PR). O gestor municipal se recupera de um acidente que o levou a um quadro de tetraplegia. Apesar de estar em tratamento médico, Ladeia declarou que trabalhará na campanha para apoiar o correligionário.
“Será um sacrifício que valerá a pena. Aonde for preciso ir, nas cidades nos arredores de Tangará, estarei lá pelo Blairo. A cidade de Tangará aprendeu a ter gratidão. A idéia de ter o Maggi como governador parecia paradoxal, quando todos pensavam que ele faria um governo para os ricos. E ele fez um grande governo para as camadas mais pobres”, defendeu Ladeia.
Maggi agradeceu ao companheiro pela consideração e pelo esforço em se engajar na campanha. “Fico muito feliz em te ver com toda essa disposição após as dificuldades que todos sabemos que você passou. Deus nos dá a dificuldade, mas também sempre nos dá a esperança. Deus está contigo e nós todos estamos torcendo por você”, disse o ex-governador ao prefeito durante o encontro com lideranças da cidade, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Tangará da Serra (Acits).
Assessoria de Comunicação
Texto: Keity Roma
Fotos: Josi Pettengill
sábado
sexta-feira
NOTA À IMPRENSA
O pré-candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) vem a público anunciar, em caráter oficial, os nomes dos suplentes que integrarão a chapa majoritária ao Senado Federal nas Eleições 2010. Após diversas reuniões e discussões suprapartidárias mantidas ao longo da pré-campanha eleitoral, foram selados nesta quinta-feira (1º) os nomes de José Aparecido dos Santos, o Cidinho, ex-secretário estadual e ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), e Rodrigues Palma, ex-deputado e ex-prefeito de Cuiabá.
Correligionários de Maggi no Partido da República (PR), Cidinho e Palma ocuparão, respectivamente, a primeira e a segunda suplência na chapa encabeçada pelo ex-governador do Estado rumo ao Senado Federal. Maggi posiciona que a escolha se pautou não apenas em critérios políticos, mas principalmente em critérios técnicos e no anseio por representatividade expressado pela população tanto da Capital quanto do interior de Mato Grosso.
“Cidinho e Rodrigues Palma representarão em nossa chapa a força do interior e de nossa Capital, me ajudando nesta campanha que se avizinha a defender a bandeira de um Mato Grosso com mais desenvolvimento econômico e social. Ambos têm uma folha comprovada de serviços prestados em prol da sociedade mato-grossense. Fico muito lisonjeado em tê-los, oficialmente, como companheiros em nossa chapa”, declara o pré-candidato ao Senado Federal Blairo Maggi.
IMPRENSA BLAIRO MAGGI