Os biocombustíveis constituem uma realidade na matriz energética brasileira. O álcool combustível é o exemplo consolidado num mercado que exige, entre outras características, grandes quantidades de produção, regularidade, qualidade no produto comercializado e preços compatíveis com os derivados do petróleo. Ao passo que o biodiesel enfrenta uma série de desafios para se afirmar como um substituto do diesel mineral.
O Brasil investiu muitos recursos e tempo para concretizar o álcool na matriz energética. Para o biodiesel deverá um processo semelhante. Contudo, apesar das inúmeras matérias primas passíveis de serem utilizadas, existem particularidades que justificam elevados investimentos no setor e que demandam respostas no médio prazo, especialmente para o Mato Grosso.
Dentre os benefícios ambientais, econômicos e sociais, deve-se destacar a integração que a cadeia produtiva do biodiesel proporcionará com a da produção de carnes, de produtos lácteos, de óleos para o consumo humano, entre outros. Caso o óleo produzido tenha a qualidade pode ser comercializado para o consumo humano, do contrário, poderá ser destinado ao biodiesel. A mesma lógica aplica-se aos subprodutos, como é caso da torta ou farelo, que pode ser destinado tanto para a alimentação animal como para a adubação de plantas e produção de lenha ecológica.
A tecnologia de produção do biodiesel na área industrial já é bastante conhecida e apresenta menor impacto no custo final do biocombustível. Porém, o custo da matéria prima representa a maior parte do custo final para o consumidor, muitas vezes inviabilizando sua utilização. Nesse aspecto, apesar de pesquisarem o biodiesel de segunda e terceira geração, a tecnologia de cultivo das plantas oleaginosas e a espécie eleita constituem-se pontos chaves para o sucesso do programa brasileiro.
Os investimentos na pesquisa na área da produção da matéria prima são indispensáveis e decisivos, tanto na qualificação dos pesquisadores e técnicos como para a tecnologia de produção das culturas. Especialmente para o Estado de Mato Grosso que tem condições ímpares nesta área. O perfil dos produtores, dos agricultores, dos técnicos e dos pesquisadores são ingredientes fundamentais para o êxito das ações.
0 comentários:
Postar um comentário