quarta-feira
AGRICULTURA FAMILIAR
Projeto 'Pais' será implantado em Mato Grosso impulsionando a agroecologia
SANDRA SANTHANNA
Assessoria/Sedraf-MT
Governo do Estado apoia implantação do ‘Projeto Pais’ em Mato Grosso
A implantação do Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) em 11 municípios de Mato Grosso promete ser um marco na agricultura familiar do Estado. Cerca de 200 famílias serão contempladas com o Pais. O Projeto considerado ‘modelo’ está sendo desenvolvido pelo Instituto Morro da Cutia de Agroecologia (IMCA) em parceria com a Fundação Banco do Brasil. O Pais é uma tecnologia social destinada, principalmente, a agricultores familiares de baixa renda, assentados em projetos de reforma agrária, produtores e quilombolas.
Os municípios que receberão o projeto são Acorizal, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, Nova Olímpia, Jangada e Terra Nova do Norte. As famílias contempladas serão assistidas por técnicos no período de 18 meses. De acordo com diretor do Instituto e coordenador do IMCA, Adriano Martins e a coordenadora do Pais, Andréa Hartmann, o tempo de um ano e meio é considerado suficiente para que o produtor consiga dar continuidade ao trabalho realizado pelos técnicos que serão multiplicadores de informações. Para se ter uma ideia o custo de cada projeto é de aproximadamente R$ 10 mil entre sementes, animais, irrigação e assistência técnica para garantir o sucesso da produção.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Jilson Francisco da Silva, parabenizou o projeto do Instituto IMCA e da Fundação Banco do Brasil. “O Governo do Estado sente-se honrado em poder apoiar esse projeto colocando a disposição as Secretarias em prol da agricultura familiar em Mato Grosso, que visa fortalecer com a implantação deste projeto. É importante enfatizar que a agricultura familiar é uma das bandeiras levantadas pelo Governo e temos vários trabalhos realizados neste sentido, como por exemplo a central de comercialização que deu fim aos atravessadores. O Projeto Pais só vem a agregar mais valor ao trabalho que já está sendo desenvolvido em nosso Estado”, pontuou o secretário.
ENTENDA O PAIS
É uma tecnologia social de produção irrigada voltada à agropecuária de pequeno porte, composta por um galinheiro central e canteiros em forma circular, piquetes para pastejo das aves, quintal com plantas frutíferas, nativas ou ornamentais e viveiro de mudas, conduzidos de acordo com os princípios da agroecologia. Os agricultores e suas famílias têm a oportunidade de conhecer uma produção integrada (que pode ser de horticultura, flores ornamentais ou ervas medicinais, com a produção de carne de aves, ovos e frutas). Além disso é uma produção otimizada com mais eficiência de espaço, insumos e trabalho, o que melhora a qualidade da alimentação e oferece uma complementação de renda para a família, com a venda do excedente.
Participaram da reunião: o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, Renaldo Loffi; secretário adjunto de Agricultura Familiar, Clovis Cardoso; presidente da AMM, Meraldo Figueiredo; representantes da Sema, Empaer, Cooperagrepa, Sebrae, Secitec, Seduc, Fundação Banco do Brasil, o prefeito e presidente do Consórcio Vale do Rio Cuiabá, superintendentes dos Consórcios Vale do Rio Cuiabá, Alto do Rio Paraguai e Região Sul.
Mais informações podem ser adquiridas na sede da Sedraf, através do telefone: 3612-6204 ou pelo site www.morrodacutia.org
Postado por
Rádio: " O MUNDO PARA CRISTO "
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário