segunda-feira

Carreata Edna Campos Tangará da Serra 25/09/10






























Carreata Edna Campos Nova Olimpia 25/09/10












Carreata Edna em Barra do Bugres Sábado 25/09/10








Carreata Edna Campos em Campo Novo
















terça-feira

MATO GROSSO EM PRIMEIRO LUGAR

MATO GROSSO EM PRIMEIRO LUGAR

Grande Cuiabá e Cáceres são prioridades na reta final da campanha

A população de Juína lotou o centro da cidade para manifestar apoio à coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar no comício realizado na cidade na noite de sábado (19). A passagem das lideranças da chapa majoritária pelo norte, noroeste, oeste e médio norte do Estado finaliza a etapa de comícios e carreatas com todo o grupo pelas regiões. Os candidatos ao Senado Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT), e o governador Silval Barbosa (PMDB), que pleiteia reeleição, realizarão a partir de agora uma nova rodada de atividades em Cáceres e na semana que antecede as eleições intensificarão as ações em Cuiabá, em Várzea Grande e na Baixada Cuiabana.
Após um dia intenso de comícios e carreatas com a passagem por seis cidades, eles foram recebidos em Juína por moradores e militantes que enfeitavam a rua da Amazônia com diversas bandeiras e símbolos dos candidatos, acompanhados do ex-secretário estadual de Educação e candidato a deputado federal, Ságuas Moraes- uma das principais lideranças na região.
Vanilda Silva Franco reservou um espaço na calçada de casa para dali assistir ao comício da coligação. “O Blairo Maggi cumpriu todos os compromissos com a população. Colocou o Ságuas na Educação e com isso melhorou o ensino no Estado. Quase 100% das escolas foram reformadas nesse período e por isso eles merecem o meu voto”, disse.
Enquanto Vanilda acompanhava a fala dos candidatos de um espaço reservado, a aposentada Geny dos Santos preferiu se juntar à multidão. “Eu fiz questão de vir até aqui para vê-los. O Maggi foi um governador ótimo. Melhor impossível. Eu moro aqui há 30 anos e só ele foi capaz de trazer o asfalto. Nós precisamos de gente que faz e lá em Brasília, ele e o Abicalil vão fazer o Mato Grosso melhor ainda do que já está”, falou Geny.
O prefeito de Juína, Altir Peruzzo (PT), destacou a importância de Maggi ter conseguido unir, na região, os partidos opositores PT e PR em torno do projeto eleitoral de 2010, visando em primeiro lugar o desenvolvimento do Estado. “Todos nós temos que trabalhar por um único objetivo, que é fazer o Mato Grosso melhor para todos nós que vivemos aqui. Política se faz com união. Quando não se faz assim, quem sofre é o povo. Independentemente do partido, os políticos daqui que forem eleitos terão o respaldo do nosso grupo para fazer as coisas acontecerem”, declarou Maggi.

Texto: Keity Roma
Foto: Josi Pettengill
Contato: Glenda Cury (9289 07 03)/ Juliana Scardua (8114 1114)

COPA DE 2014

COPA DE 2014



Seminário reúne alemães e sul-africanos





Cuiabá recebe, nesta quinta-feira (23), profissionais diretamente ligados à organização e execução das Copas do Mundo de Futebol de 2006 e de 2010, da Eurocopa de 2004 e da Olimpíada de 2012, a ser realizada em Londres (Inglaterra).



Dois alemães, dois sul-africanos, um inglês e um português serão os palestrantes do Seminário Internacional Copa 2014: Oportunidades e Legados para Mato Grosso, a ser realizado no Centro de Eventos do Pantanal, entre oito da manhã e seis da tarde. O evento é realizado pelo Sebrae/MT em parceria com a Agecopa.



Os alemães Erwin Saile e Julia Birkmann vão falar sobre a experiência de Kaiserslautern como uma das cidades sede da Copa de 2006. Ele é executivo da empresa que administra o estádio enquanto ela é gerente de turismo do município e foi membro do comitê da FIFA.



As experiências da Copa da África do Sul serão relatadas por Brett Dungan (Associação de Hospitalidade da África do Sul) e Sake Van der Wal, vice-diretor do Departamento Internacional de Trade e Indústria.



A sustentabilidade ambiental será tema do português Luiz Silva, que atuou como diretor da Eurocopa de 2004, e do inglês Dan Epstein, chefe de desenvolvimento e regeneração para as Olimpíadas de 2012.



Fechando o seminário, os palestrantes do Sebrae/MT, da Agecopa e da Setur falarão sobre “Oportunidades de Negócios para as Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso”.



Inscrições pelo site: www.mt.sebrae.com.br ou 0800 570 0800

segunda-feira

Governo prorroga período proibitivo de queimadas em Mato Grosso

Governo prorroga período proibitivo de queimadas em Mato Grosso

MARIA BARBANT
Assessoria-Sema/MT

O Decreto 2810-10, que prorroga o período proibitivo de queimadas no Estado para 30 de setembro, foi publicado no Diário Oficial de 15 de setembro, que veicula nesta quinta-feira (16.09). Assinam o documento o governador Silval Barbosa, o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes e o secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia. O período proibitivo terminaria nesta quarta-feira (15.09).

O período de proibição para o uso do fogo na limpeza e manejo de áreas foi prorrogado em razão das condições climáticas desfavoráveis para Mato Grosso. No trimestre de julho a agosto, foi observado um aumento na incidência de focos de calor no Estado e, a tendência, de acordo com os órgãos oficiais, é de que essa situação se agrave nos meses de setembro e outubro, em razão da previsão do prolongado período de estiagem. Isso, de acordo com o secretário, Alexander Maia pode favorecer a ocorrência de queimadas urbanas e incêndios florestais.

Na última reunião do Comitê de Gestão do Fogo, realizada no dia 10.09, no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, o secretário propôs a prorrogação do período proibitivo o que foi acatado prontamente pelos integrantes do comitê. Na reunião o secretário já havia alertado os integrantes do Comitê, para as previsões do Cipam e do Inpe, “de estiagem prolongada com altas temperaturas”.

Os prognósticos divulgados nos Boletins de Prognóstico Climático, além da previsão de consenso do CPTEC/Inpe e Inemet, e informações reunidas nos Boletins Climáticos do Sipam apontam para o trimestre de setembro, outubro e novembro, a ocorrência de chuvas dentro do padrão climatológico, entretanto, com a persistência da massa de ar seco no Brasil Central, no início do trimestre, será dificultada a formação de nebulosidade. Essa situação deve favorecer ainda mais o clima quente – acima dos padrões climatológicos -, e a baixa umidade relativa do ar, fatores que juntos, aumentam o risco de fogo e facilitam a rápida eclosão de incêndios florestais.

Nesse sentido, a necessidade de prorrogar o período de restrição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas atende não somente as ações estabelecidas no Plano de Ações para Prevenção de Queimadas e Combate aos Incêndios florestais mas também a aplicabilidade do Princípio da Precaução.

AÇÕES – Segundo informações do boletim divulgado pelo Centro Intregrado Multiagências - Ciman/MT, nesta quarta-feira (15.09), na terça-feira foram registrados pelos satélites do Inpe no Estado 3.844 focos de calor. Entre os municípios onde o número de focos foi maior estavam Confresa, Pedra Preta, Itiquira, Santa Terezinha e Ribeirão Cascalheira.

Coordenadas pelo Ciman-MT as ações de combate a incêndios florestais em Unidades de Conservação do Estado do Mato Grosso estavam sendo realizadas na APA Meandros do Rio Araguaia, onde uma equipe combate os focos com o apoio de um servidor do ICMBIO e 15 brigadistas do PREVFOGO. Na unidade, a linha de fogo é de aproximadamente 15 Km. Na região, um levantamento previo mostrou que as Fazendas Ellus e Pinheiral já tiveram 87.000 hectares queimados aproximadamente.

No Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, equipes de brigadistas continuam o monitoramento preventivo, bem como no Parque Estadual do Araguaia, no Parque Estadual Serra de Santa Bárbara e no Parque Nacional Chapada dos Guimarães onde trabalham brigadas do ICMBio, 9 brigadistas da FLONA Jamari e 03 brigadistas da ESEC IQUE. Nessa estação ecológica, os brigadistas (três) e um analista ambiental dão combate a um incêndio florestal, aguardando o apoio do Grupo de Combate a Incêndio Florestal (GCIF), da base descentralizada de Juina.

Em pelo menos 20 municípios as equipes de brigadistas, bombeiros e analistas ambientais estão trabalhando. Entre eles Nova Bandeirantes (10 brigadistas estão em combate na estrada Peter, a Km 03 da área da mata); Marcelândia (a brigada está realizando rondas preventivas na Reserva da Fazenda Castanhal); Brasnorte (a brigada está realizando rondas preventivas na Terra Indígena da etnia Myky); Cotriguaçu (os brigadistas estão combatendo incêndio no assentamento Nova Esperança); Confresa (a brigada está realizando rondas preventivas em área de mata nativa próxima da área urbana, onde foi realizado um combate na terça-feira (14.09); São Félix do Araguaia (os brigadistas estão retornando a base depois da eliminação do incêndio na parte sul da Ilha do Bananal); Vila Rica (os brigadistas estão retornando a base depois da eliminação do incêndio na parte sul da Ilha do Bananal).

MATO GROSSO EM PRIMEIRO LUGAR

MATO GROSSO EM PRIMEIRO LUGAR

Carreata mobiliza população de Campo Verde
Os moradores de Campo Verde (a 139 quilômetros de Cuiabá) receberam com festa a coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar para uma carreata que percorreu as principais avenidas da cidade na manhã deste domingo (12). Centenas de motos, caminhões e carros formaram filas quilométricas nas vias e acompanharam as lideranças da chapa majoritária pelo município. Nas calçadas e dentro das casas as pessoas acenavam e davam manifestações de apoio aos candidatos durante o percurso. A 21 dias das eleições, a adesão da população da região ao projeto do arco de alianças fica cada vez mais evidente na cidade. “A gestão do Blairo Maggi foi muito importante para a cidade de Campo Verde. Ele fez uma parceria com o presidente Lula que trouxe benefícios ao desenvolvimento de todo o Mato Grosso. Para a nossa região essa união de forças construiu uma nova realidade para os pequenos agricultores. Temos aqui mais de 1.500 famílias de assentadas em sete áreas”, disse o prefeito da cidade, Dimorvan de Alencar Brescancim (PR).
O gestor municipal frisou que nos últimos sete anos o Programa Luz para Todos levou energia elétrica a milhares de moradores do campo, a assistência técnica do Estado permitiu a expansão da produção e o auxílio de Maggi facilitou o acesso aos recursos do Pronaf pelos trabalhadores da agricultura familiar. “A construção e reforma das escolas estaduais também foram importantes e elevaram a qualidade da Educação tanto na zona rural quanto na zona urbana em Campo Verde”, falou Dimorvan.
“O apoio a coligação faz é uma manifestação popular e das lideranças do reconhecimento pelo trabalho que o Maggi realizou na cidade e no Estado nos últimos oito anos. Foi um ótimo governador, como há muito tempo não se via em Mato Grosso. A nossa expectativa é que o Silval siga a linha de desenvolvimento implantada pelo Blairo”, disse o ex-prefeito do município, Onécimo Prates (DEM).
Ao lado do governador Silval Barbosa (PMDB), que disputa a reeleição, o primeiro suplente do candidato ao Senado Blairo Maggi (PR), José Aparecido dos Santos, “Cidinho”, pontuou que Campo Verde é uma cidade promissora e os assentamentos rurais da área são considerados modelo de sucesso no segmento. Ele destacou que os assentamentos de Campo Verde servirão como modelo no Congresso Nacional.
“O Blairo sempre acreditou na potencialidade da agricultura familiar e pelo programa ‘Nossa Terra, Nossa Gente’ realizou muitas ações na região. No Senado, será proposta a viabilização dos assentamentos no país com base em um estudo que contemple o crédito, a assistência técnica e o comércio. O diferencial é não apenas instalar a pessoa na terra, mas dar a ela condições de prosperar”, defendeu.
Texto: Keity Roma
Contato: Glenda Cury – 9289 0703

quinta-feira

POLÍTICA

Após dois meses, Eliene Filho sai da UTI

Eliene Lima Filho, de 15 anos, filho mais novo do deputado federal Eliene Lima (PP) saiu esta tarde da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital particular Beneficência Portuguesa de São Paulo. O adolescente agora ocupa um apartamento no mesmo hospital, de onde irá passar pelas primeiras sessões de fisioterapia passiva.

O parlamentar acompanhou a transferência do filho ao quarto e bastante animado comentou que o garoto ainda irá enfrentar um tratamento longo nos próximos meses. “Meu filho ainda vai passar por sessões de fisioterapia, mas as notícias dos médicos são animadoras. Um exame apontou que Elieninho tem 90% de chances de voltar a andar e a fisioterapia irá ajudá-lo recuperar os mesmos movimentos de antes do acidente”, explica o deputado federal candidato a reeleição.

Aliviado pela recuperação do filho caçula, Eliene Lima agradece à todos pelas orações e pelas palavras de incentivo que recebeu da sociedade.

ACIDENTE

Eliene Lima Júnior foi atropelado na noite do dia 7 de julho na rodovia Emanuel Pinheiro, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, quando tentava atravessar a estrada. No acidente, o adolescente fraturou as duas pernas, sofreu luxação no ombro e um edema cerebral. Distraído o adolescente não prestou atenção ao atravessar a rua.

O garoto ficou cerca de 55 dias internado na UTI e passou por quatro cirurgias, sendo duas na coluna- dorsal e cervical-, na artéria aorta e na perna direita.


Fonte: Luciana Cury/ Assessoria de Imprensa do deputado federal Eliene

(65) 8122-2207/ 9976-5753/ 3322-5726.

2ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho deverá ser instalada na Avenida Brasil

O secretário municipal de Planejamento, Clóvis Batista, recepcionou o desembargador presidente do TRT da 23ª Região, Osmair Couto e o Juiz do Trabalho Substituto, auxiliar na Vara do Trabalho em Tangará da Serra, Edemar Boechart. O presidente da OAB de Tangará da Serra, Dr. Josemar Carmerino dos Santos também acompanhou a visita.
Na oportunidade, eles visitaram a área onde deverá ser construída a 2ª Vara em Tangará da Serra, conforme o projeto de lei, número 5549/2009.
O local onde poderá ser instalado o prédio é na Avenida Brasil, ao lado de onde a Prefeitura Municipal repassou um terreno para a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para construção também da sua sede. A área corresponde a 40x90.
“Eles ficaram bastante satisfeitos com o tamanho da área e também com a localização. Em função disso, já ficou decido que este será o local onde será construída a 2ª Vara em Tangará da Serra.”, disse o secretário municipal de Planejamento.
 

© 2009 | Rádio OnLine | Por TPV