terça-feira

A ASSOCIAÇÃO HALITINÃ - Foto-> Arnaldo Coordenador da Saúde Indigena


A ASSOCIAÇÃO HALITINÃ entidade jurídica sem fins lucrativos que hoje representa o povo Paresi, deu-se em razão de contratos que precisavam ser celebrados entre a comunidade indígena Paresi e produtores rurais da região do rio papagaio e de sapezal. Em 1983 e 1984, foi aberta a estrada Nova Fronteira que cortava a terra indígena Utiariti. O primeiro acordo foi feito por um período de 8 anos, e entre a renovação de um acordo e outro passaram- se dois anos. E em 1992 em uma das reuniões das lideranças Paresi na Aldeia Bacaval, foi fundada a Associação Halitinã, para que os acordos firmados entre os Paresi e os Produtores Rurais pudessem ser registrados em cartório e dessa forma ter uma segurança maior. Um dos quisitos para celebração do acordo exigido pelos produtores era a presença de uma personalidade juridíca que representasse o povo paresi. Então dessa forma foi criada a associação Halitinã.
O corpo jurídico da associação é composto por uma diretoria eleita em assembléia geral de acordo com seu estatuto através de voto aberto e por maioria simples dos votos, e é composta por: Um diretor Presidente, Vice-presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Tesoreiro, Um Segundo Tesoreiro e um Conselho Fiscal e as eleições ocorrem de quatro quatro anos.
A primeira diretoria da associação HALITINÃ foi eleita em SETEMBRO DE 1992, tendo como primeiro presidente HONORÁRIO O CACIQUE GERAL O SR: JOÃO AREZOMAE, O SECRETÁRIO O SR: DANIEL MATENHO CABIXI, O TESOUREIRO O SR: ACELINO NOIZOKAE.
Entre as atividades que a HALITINÃ administram está a cobrança do direito à passagem na estrada que corta a terra Indigena Utiariti.
Tem também à COORDENAÇÃO DE SAÚDE QUE É RESPOSÁVEL PELAS AÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE QUE É OFERECIDA AO POVO PARESI. Essa coordenação é composta por um coordenador geral de projetos, um coordenador administrativo financeiro e uma coordenação técnica que faz o monitoramento das ações pactuadas entre a FUNASA (fundação nacional de saúde) e a ASSOCIAÇÃO HALITINÃ. No mês de março do corrente ano foi eleita à nova diretoria da associação halitinã, tendo como presidente eleito o Sr. Nedino Citra do Nascimento Maizokie.

Recursos.

Os recursos advindos da cobrança da taxa de direito de passagem na terra INDIGENA UTIARITI atende basicamente todas as necessidade da população Paresi, além de complementar os recursos da saúde e custeio dos estudantes Universsitarios Indigenas Paresi. Este recurso também é aplicado nas celebrações culturais, construção de moradias tradicionais e também melhoria na segurança alimentar entre outros.

1 comentários:

Anônimo disse...

Arnaldo você esta ciente do genocídio que esta acontecendo na aldeia do corrego grande,Gomes Carneiro? Hoje dia onze faleceu uma jovem de vinte e cinco anos de idade, de complicações por ocasião de hepatite A, sem falar nos quatro funerais que estão ocorrendo, incluindo o de uma criâça de quatro anos. Como presidente da associação indígena que providências você vai tomar em socorro dos desfavorecidos, de nossa sociedade, negros e índios? Em trinta anos de convivência com povos indígenas eu nunca acompanhei uma situação como esta. Grande parte da responsabilidade por esta situação é da falta de atenção e compromisso por parte das pessoas e dos trabalhadores envolvidos com a saúde dos índios, deisde os funcionários que atuam na saúde, infermeiros, dentistas,etc. Estou com grande comoção e até doente, com esta situação. Até quando estaremos acompanhando isto? Como sabemos as autoridades e as providências do Brasil costumam agir só em Fevereiro, só depois do carnaval. Estamos esperando pelo que você vai fazer como representante indígena, como brasileiro, como cristao. Meu amigo faço este desabafo movido pelo respeito que tenho pelas pessoas desfavorecidas e oprimidas, por carinho a estas pessoas que dependem da boa vontade de quem pode fazer alguma coisa. Com muito respeito e adimiração, fico aqui aguardando atencioso por suas providências.

 

© 2009 | Rádio OnLine | Por TPV